Ministério da Economia promove evento sobre criptomoedas

Evento faz parte de seminário da corregedoria do ME.

Siga no
Ministro Paulo Guedes em evento oficial do Ministério da Economia
Ministro Paulo Guedes em evento oficial do Ministério da Economia /Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Economia promove nos próximos dias um evento sobre a criptomoedas, com a presença de servidores da pasta que acompanham o mercado.

A tecnologia das criptomoedas de fato chama a atenção no Brasil, principalmente no último ano, período em que o Bitcoin, a maior das moedas digitais, atravessou uma enorme valorização no mercado.

Com esse movimento, muitas pessoas que não conheciam a tecnologia passaram a ver um mercado envolto em um processo de inovação financeira. Pelo mundo, mesmo sem regulação, o Bitcoin segue atraindo pessoas ao ecossistema, visto que essa moeda é descentralizada e não conta com interferências nem de governo e nem empresas.

Em um mundo preocupado com a inflação das moedas fiduciárias, o Bitcoin despertou como um ativo que enfrentou esse problema, que corroí o poder de compra das pessoas.

Mesmo assim, muitas pessoas se apropriaram da tecnologia para cometer crimes, associando a imagem desta a atividades ilícitas, sendo agora alvos de governos que tentam manter o controle da inovação sob essa ótica.

Ministério da Economia promove evento sobre criptomoedas

Nos próximos dias 24 e 25 de novembro, o Ministério da Economia promove seu 1.º Seminário da Corregedoria, que será transmitido ao vivo para todo Brasil pelo canal do YouTube oficial da pasta.

A primeira edição do encontro visa discutir sobre o Direito Administrativo Disciplinar e as Perspectivas Contemporâneas. Vale lembrar que no organograma do Ministério da Economia, a Corregedoria é ligada a Secretaria Executiva, que então é ligada ao Ministro Paulo Guedes.

Este evento contará com uma palestra no primeiro dia, sobre as Inovações no Sistema de Corregedoria do Poder Executivo Federal.

Além disso, no dia 24, o Ministério da Economia vai apresentar o Painel I, de 4 eventos que serão conduzidos, sobre o tema de “Criptomoedas e Lavagem de dinheiro”.

A apresentação do assunto será moderada pelo Coordenador-Geral de Análise Correcional na Corregedoria do Ministério da Economia, Dionísio Carvalhedo Barbosa. Este evento começa às 14:30 horas e terá a participação de mais três painelistas.

Uma das apresentadoras será Ana Paula Bez Betti (Procuradora da Fazenda Nacional), especialista que já ajudou na apreensão de várias criptomoedas em crimes no Brasil.

Os outros dois participantes serão Adriana Shimabukuro (Coordenadora de Combate a Crimes Cibernéticos da Procuradoria de São Paulo) e Ronald Cesar Thompson (Auditor-fiscal da Receita Federal).

1 Seminário da Corregedoria do Ministério da Economia
1 Seminário da Corregedoria do Ministério da Economia /Divulgação

O evento abordará questões do uso de criptomoedas em crimes de lavagem de dinheiro, um dos possíveis uso do qual a tecnologia vem sendo utilizada. De qualquer forma, mostra que o Ministério da Economia está de olho no setor, promovendo um importante debate sobre o assunto no Brasil.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias