A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente no Brasil, abriu um novo edital que procura soluções com uso da tecnologia blockchain para ajudar no combate aos plásticos presentes nos rios.
Para participar, os projetos devem estar em fase de protótipo, de forma que contribuam para diminuir a poluição por resíduos plásticos nos corpos hídricos.
Publicado na última sexta-feira (26), o “concurso pretende identificar, reconhecer e premiar soluções inovadoras, no estágio de protótipo, que incorporem tecnologias digitais e contribuam para a resolução do desafio de diminuir a quantidade de plástico nos corpos hídricos brasileiros”.
Entenda como participar de concurso do Ministério do Meio Ambiente para ajudar os rios brasileiros
Com o objetivo de remover plásticos dos rios brasileiros, o novo concurso vinculado a ANA envolve uma cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Assim, os órgãos públicos esperam estabelecer uma troca de experiências que visão a execução de ações conjuntas relacionadas ao desenvolvimento e implementação de “Prêmios para Inovação”.
De acordo com Edital nº 5/2023, publicado em Diário Oficial da União, os interessados poderão participar em três categorias, sendo Social, Gestão Pública e Indústria.
No âmbito social, concorrem projetos que buscam a diminuição da quantidade de plásticos nos corpos hídricos a partir da ação inovadora dos cidadãos, catadores, cooperativas ou associações de catadores.
Já na categoria Gestão Pública, podem participar aqueles que lutam pela diminuição da quantidade de plásticos nos corpos hídricos pela ação inovadora das prefeituras, governo do Distrito Federal, consórcios públicos, empresas prestadoras de serviço de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação de resíduos sólidos domiciliares, ou agências infranacionais reguladoras dos serviços de resíduos sólidos urbanos.
Por fim, na Indústria, são convidados aqueles projetos que visam a diminuição da quantidade de plásticos nos corpos hídricos pela ação inovadora das indústrias desde a geração dos produtos utilizando plásticos até a reciclagem ou reintrodução dos plásticos na cadeia produtiva.
Blockchain, inteligência artificial e mais tecnologias concorrem a prêmios de R$ 110 mil
Os nove proponentes vencedores receberão, cada um, o prêmio correspondente à R$ 110.000,00. Para participar, todos os interessados podem apresentar inovações envolvendo tecnologias digitais, dentre elas a blockchain, sensoriamento remoto, inteligência artificial, geolocalização, Internet das Coisas (IoT), entre outras mais.
As inscrições vão do dia 1/6 a 19/7, sendo que os projetos participantes deverão participar de várias etapas até o final do concurso, em outubro de 2023. Até dezembro, os projetos vencedores deverão executar suas propostas para melhorar a saúde dos rios brasileiros.