O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, reuniu-se nesta quarta-feira (9) com os principais líderes do mercado de criptomoedas. A reunião anunciada no mês passado tratou da regulamentação do Bitcoin e outras criptomoedas. As informações são do Livecripto.
Antes do maior evento sobre Bitcoin e Blockchain da América Latina, o Labitconf, que acontecerá em Buenos Aires, Argentina, o ministro da Economia do país aproveitou a presença das principais referências do mercado de criptomoedas para falar sobre o assunto.
O encontro, que contou com a participação de empresários, jovens argentinos e estrangeiros do ecossistema de criptomoedas, foi realizado no Palacio de Hacienda.
Massa disse que eles são “protagonistas dessa revolução tecnológica global” e que ele foi para “aprender e entender este mundo ao qual inevitavelmente teremos que nos adaptar em algum momento”.
Sergio Massa destaca a importância das criptomoedas
O ministro da Economia argentino defendeu a livre circulação de criptomoedas “dentro do regime jurídico e tributário argentino” e destacou a importância de viabilizar o sistema para o desenvolvimento do mercado na Argentina.
“A Argentina tem elegibilidade regional neste esquema e podemos levá-lo a uma escala global. Temos que ver como viabilizar esse sistema porque a Argentina pode ocupar um lugar de relevância nos próximos anos em termos de conhecimento.”, destacou Massa.
Além disso, falou sobre a importância de estabelecer a Argentina como um dos líderes globais no campo da criptoeconomia, considerando que o país é atualmente um dos três maiores da América Latina em termos de adoção de criptomoedas.
“Temos que reunir inteligência para encontrar formas de o Estado viabilizar o trabalho nesta matéria para posicionar a Argentina como um dos líderes em escala global”, afirmou.
O ministro havia solicitado a reunião com o advogado Carlos Maslatón, um influente bitcoiner argentino, que afirmou que a reunião foi bastante produtiva. Ele também destacou que discutiram os pontos que podem ser trabalhados para potencializar o Bitcoin no país.
Convidados mostram as perspectivas atuais do mercado ao Ministro da Economia
Os convidados descreveram ao ministro a realidade do cenário cripto argentino, regional e global, e mediram a relevância do país no contexto global.
Os convidados da reunião foram Agustín Ferrari (Globant) , Leandro Elduayen (Koibanx) , Diego Gutierrez Zaldivar (RSK), Tristan Thomas (Alphapoint), Federico Polack (BitGet), Hernán Ball (Prosegur), Juan Pablo Fridenberg (Lemon) e Eduardo Steer Astrada (Agrotoken).
Além disso, participaram da reúnião Rodolfo Andragnes (LABITCONF), Martin Fernandez (Sensei Node), Alena Afanaseva (BeInCrypto), Jimena Vallone (Ngo Bitcoin Argentina), Agustina Comelli (Crypton Capital Fund), Carlos Maslatón (Lirium), Federico Murrone (Lirium), Mariano Di Pietrantonio (MakerDAO), Manuel Beaudroit (Belo), Carlos De Venezia (Dift. co/LABITCONF) e Mariano Biocca (Câmara Fintech Argentina).
A reunião ocorreu durante o crash do mercado de criptomoedas, que deixou o Bitcoin abaixo de US$ 16.000 depois que a Binance cancelou a compra da FTX, que estava enfrentando uma crise de liquidez.