Nos últimos anos, um golpe comum chama atenção entre investidores de Bitcoin por utilizar a imagem de famosos. Uma modelo colombiana, com 4 milhões de seguidores em redes sociais, negou ser uma investidora do ativo digital ao ver sua imagem circulando entre fãs.
Além de modelo, Melina Ramirez é empresária e embaixadora da marca de suplementos Go Up na Colômbia. Acumulando seguidores, ela acabou sendo vítima de um golpe com sua imagem.
De acordo com um vídeo publicado pela modelo em seu stories, do Instagram, Melina deixou claro que nunca investiu em Bitcoin. Na Colômbia o uso da moeda digital é comum entre a população, sendo um dos países com mais caixas eletrônicos de criptomoedas da América do Sul.
A modelo ainda declarou que a suposta entrevista em que aparece afirmando ser uma milionária das criptomoedas é falsa, “não está certa e é criminosa”. Como tem milhares de seguidores, sua imagem teria sido a isca utilizada pelos golpistas para atrair investidores a um esquema já conhecido mundialmente.
“Bitcoin Loophole” ataca novamente, dessa vez na Colômbia
Ao exibir pedaços da suposta entrevista, Melina Ramirez mostrou que o golpe que cita seu possível investimento é o Bitcoin Loophole (Revolution), antigo conhecido dos brasileiros, que já foram atraídos de várias formas, mas que dessa vez ataca na Colômbia.
Recentemente, até o cantor Chico Buarque, que nunca comentou publicamente sobre Bitcoin, teria aparecido em uma suposta entrevista, que promete enriquecer rapidamente seus fãs.
O golpe consiste em utilizar uma imagem conhecida, aliada a altos rendimentos de mercado com Bitcoin, que seria uma “oportunidade rara”. Essa moeda fictícia, afirmam os golpistas que criam esses sites falsos, também estaria sendo censurada por autoridades pela sua tecnologia, atraindo medo dos bancos.
Claro que tudo isso não passa de um golpe, mas poucos artistas sabem do uso de sua imagem pelo golpe, que normalmente ataca em grupos de WhatsApp ou redes sociais. Já as vítimas, ao enviar Bitcoin para os endereços utilizados pela fraude, nunca mais conseguem ter acesso ao rastro do golpe.
A ex-dançarina Carla Perez, o apresentador Jô Soares, Whinderson Nunes, entre outros brasileiros famosos já foram incluídos neste golpe. Em dezembro de 2020, Tiago Leifert, apresentador do Big Brother Brasil, afirmou que passa o dia todo desmentindo ser um investidor de Bitcoin em suas redes sociais.