Para o engenheiro da computação ex-NSA Edward Snowden, a moeda digital de banco central, popular CBDC, é uma tecnologia fascista, da qual poderá levar problemas para população mundial.
Essa tecnologia é uma alternativa pensada pelos bancos centrais mundiais para fazer frente a crescente adoção do Bitcoin no mundo. Isso porque, essa tecnologia imparável e descentralizada mostra que o poder do dinheiro não pertence a órgãos de governos, assustando políticos e autoridades.
Para evitar o crescimento do Bitcoin como moeda, muitos categorizam a tecnologia como “ativo”, ao usar, por exemplo, o termo “criptoativo” ao invés de criptomoeda, o mais correto.
Mesmo assim, o tempo corre para que governos lancem suas moedas digitais, realidade vista inclusive no Brasil, com o projeto Real digital.
As moedas digitais de bancos centrais são fascistas, diz Edward Snowden
O termo CBDC – Central Bank Digital Currency (em tradução: moeda digital de banco central), é uma nova tecnologia estudada em todo mundo. Em breve, não seria estranho ver uma CBDC do Dólar, Euro, Real, entre outras moedas fiduciárias mais.
Organizações financeiras mundiais como o FMI, Banco Mundial, GaFi, entre outras mais, pedem urgência para que os países lancem suas próprias versões de moedas digitais. Ou seja, com uma realidade onde o dinheiro deve evoluir para versões cada vez mais digitais, uma grande preocupação surge entre defensores da liberdade.
E um deles é Edward Snowden, que chamou essas moedas digitais de bancos centrais de “cripto-fascistas”, segundo uma entrevista divulgada pelo site Decrypt nos últimos dias.
Em sua explicação, essas tecnologias são criadas para vigilância da população. E como muitas pessoas se acostumaram a viver uma vida confortável, muitos não questionam as “inovações” que são impostas a elas.
Snowden lembrou que regulações são baseadas em controle da liberdade das pessoas, embora não sejam publicamente expostas essas intenções por governantes.
“Bitcoin é uma moeda pública”
Questionado sobre o Bitcoin, moeda que ele é um fã declarado, Snowden disse que essa é uma tecnologia de moeda pública, privada para quem precisa dessa característica.
Ou seja, para o ex-engenheiro de computação da CIA e NSA, o Bitcoin é uma tecnologia contrária aos planos de CBDCs de bancos centrais, garantindo para as pessoas que usam a moeda de forma correta privacidade que será tirada com as tecnologias centralizadas em estudo pelo mundo.
Recentemente, o brasileiro Fernando Ulrich também lembrou que as CBDCs são a maior ameaça do século, visto que governos se preparam para o maior movimento de vigilância em massa já visto.