Em setembro de 2022, a rede Ethereum passou pelo seu momento mais crítico até então – o Merge, que fez a transição da rede de PoW para PoS. Além disso, a adoção do mecanismo EIP1559 tornou o ETH deflacionário.
Segundo a ultrassom.money, em 10 de abril, o fornecimento total de ETH diminuiu aproximadamente 0,068% desde o Merge. Agora, como a primeira grande atualização da Ethereum após o Merge, que tipo de mudanças a atualização Shapella trará para o setor?
A crescente confiança entre os detentores de ETH
A atualização Shapella abrange principalmente quatro EIPs principais, entre os quais EIP-3651, EIP-3855 e EIP-3860 estão todos relacionados à redução do consumo de gás.
Além disso, o EIP-3860 também envolve o aumento do limite de tamanho dos contratos inteligentes, e o EIP-4895 mais esperado ativa a função de retirada de staking na Beacon Chain.
A atualização Shapella é claramente uma ótima notícia para desenvolvedores, usuários e partes interessadas:
- O aumento no limite de tamanho dos contratos inteligentes permite que os desenvolvedores criem aplicações Ethereum mais criativas;
- O menor consumo de gás reduz o custo de uso e as barreiras de entrada para os usuários;
- O recurso de retirada permite que os investidores retirem seu ETH em staking e recebam as recompensas.
Alguns temem que o ETH enfrente uma liquidação após a ativação da retirada. No entanto, os tokens de liquidez (LSTs) agora representam 48% do total de ETH em staking, e essa parte da liquidez bloqueada já foi liberada.
Ao mesmo tempo, os primeiros investidores que bloquearam seu ETH antes da atualização Shapella estão otimistas com o desenvolvimento de longo prazo do ETH e provavelmente não venderão suas participações no nível de preço atual.
Além disso, assim que o recurso de retirada for ativado, será definido um limite para a quantidade de ETH que pode ser retirado da Beacon Chain por dia, o que significa que é improvável que ocorra uma venda massiva.
Vamos analisar a tendência de preço. Desde que os desenvolvedores confirmaram a ativação da atualização Shapella em janeiro de 2023, o preço do ETH subiu mais de 40%, até 10 de abril, segundo a >CoinEx.
Não há dúvida de que a atualização mais uma vez melhorou a confiança dos investidores na Ethereum.
Oportunidade para os prestadores de serviços de staking
O próximo recurso de retirada é positivo para os provedores de serviços de staking.
Antes da atualização Shapella, os investidores não podem retirar o ETH em staking, o que é um risco enorme que impediu algumas instituições prudentes, baleias e investidores com aversão ao risco de ingressar no staking de ETH. É também por isso que a taxa de participação do Ethereum é de apenas 15,07%, menor do que a de muitas outras moedas PoS.
A atualização Shapella fornece aos usuários uma saída clara. Enquanto isso, os investidores não precisarão mais se preocupar com a depreciação dos LSTs (Tokens de Staking Líquido) em cenários extremos ou com o risco de não conseguir retirar o ETH em staking no longo prazo.
Portanto, mais investidores de longo prazo podem investir em ETH para obter retornos anuais estáveis (o APY está atualmente acima de 4%).
Os principais provedores de serviços de staking de Ethereum incluem protocolos de staking líquidos, exchanges centralizadas e pools de mineração tradicionais, com participações de mercado de 33,3%, 27,3% e 17%, respectivamente, de acordo com a plataforma Dune.
Após a atualização Shapella, é provável que essas plataformas abracem novas oportunidades de crescimento.
LSD: Um novo espaço para a imaginação
Além de mais oportunidades para provedores de serviços de staking, espera-se que os LSTs emitidos por protocolos de staking líquidos se tornem mais estáveis.
Em junho de 2022, plataformas como Celsius e Alameda venderam grandes quantidades de stETH para cobrir lacunas de financiamento, o que esgotou a liquidez de stETH/ETH. Isso levou a uma desvinculação do stETH, com uma taxa máxima de desconto de 6,5%, ou seja, um stETH sendo negociado por apenas 0,935 ETH.
Fonte: Dune
stETH é o maior LST em termos de TVL, representando mais de 70% da participação de mercado. Além disso, o stETH oferece liquidez superior, mas ainda pode ser desvinculado em casos extremos.
No entanto, a atualização Shapella minimizará o risco de desvinculação dos LSTs graças à ativação da retirada. De acordo com as estatísticas, o valor do stETH se recuperou gradualmente à medida que a atualização Shapella se aproximava.
O valor estável de LSTs como stETH, juntamente com o crescente TVL da categoria LSD (Derivativos de Staking Líquido), criará mais oportunidades de crescimento para derivativos.
Além disso, também vai desencadear o surgimento de mais produtos DeFi, impulsionando o rendimento e a eficiência de capital dos LSTs. A essa altura, podem surgir mecanismos mais inovadores de staking de liquidez e seus derivativos.
Como foco do espaço cripto, a atualização Shapella certamente terá um impacto no cenário do mercado, especialmente para Ethereum e ecossistemas relacionados. Além disso, o boom da categoria LSD impulsionado pelo Ethereum também pode influenciar outras redes públicas de PoS.
Espera-se também que o staking de ETH se torne uma nova opção para investidores de longo prazo que buscam retornos estáveis. Além disso, após a atualização Shapella, a próxima atualização do Ethereum, Cancun, continuará implementando o plano de dimensionamento e estabelecendo as bases para o desenvolvimento da Camada 2.
Ethereum está um passo mais perto de seu objetivo de se tornar o “computador mundial”. O sucesso da atualização Shapella será um sinal positivo tanto para o Ethereum quanto para a indústria cripto, beneficiando investidores, desenvolvedores e usuários.