Não existe substitutos para Ethereum e Bitcoin, diz co-fundador da Solana

Vitalik Buterin, criador do Ethereum (ETH), também já mencionou a Solana em uma entrevista recente. Nela, Vitalik concorda que muitas pessoas estão usando-a por conta de suas taxas mais baratas, e não parece incomodado com isso.

Raj Gokal, co-fundador da Solana (SOL), mostrou-se chateado com comparações entre projetos, como se fosse uma disputa. Segundo ele não há substitutos para o Ethereum, mesmo que alguns digam que a Solana seja uma ótima candidata, e o mesmo vale para o Bitcoin.

Estas disputas estão mais ligadas aos egos dos desenvolvedores do que benefícios aos usuários. O pontos mais importante é fazer com que mais pessoas descubram o mundo das criptomoedas e utilizem alguma que satisfaça suas necessidades.

A mesma postura pode ser vista por Vitalik Buterin, criador do Ethereum, que não expressa nenhuma inveja do crescimento da Solana neste último ano. Todavia, mostra-se interessado em continuar desenvolvendo seu projeto.

Ethereum killer

Hoje a Solana (SOL) é um dos investimentos mais rentáveis do ano, no período de 12 meses a criptomoeda apresentou lucros de 11.200%. Devido a sua escalabilidade e, por consequência, taxa de transação mais barata, muitos consideram que ela seja o Ethereum Killer, ou seja, que podem matar o Ethereum e tomar o seu lugar.

Apesar disso, o co-fundador do projeto, Raj Gokal, não está muito feliz com estas afirmações. Mostrando-se desapontado com comparações deste tipo cada vez que uma moeda, como a SOL, sobe.

“Nós estamos tentando fazer o movimento crescer”

Gokal acredita que o mais importante é tentar introduzir mais pessoas para a web 3.0, independente da blockchain usada. Nesta semana até mesmo um executivo da Visa afirmou que os NFTs estão ajudando a popularização das criptomoedas.

“‘Afiar as facas’ significa que estamos tentando matar o Ethereum. O Ethereum não pode ser morto, é impossível. E ele já é uma bela força do bem no mundo, dando poder a milhões [de pessoas] e criando bilhões [de dólares] em riqueza. [Com o] Bitcoin é obviamente a mesma coisa. Pare de enquadrar isso como uma disputa”, disse Raj Gokal

Ou seja, é necessário parar de fazer comparações e aceitar que este é um ecossistema que possui os mesmos objetivos, dar mais liberdade financeira a seus usuários e gerar riqueza para quem está apostando na sua inovação.

Vitalik também parece admirar a Solana

Vitalik Buterin, criador do Ethereum (ETH), também já mencionou a Solana em uma entrevista recente. Nela, Vitalik concorda que muitas pessoas estão usando-a por conta de suas taxas mais baratas, e não parece incomodado com isso.

Todavia é claro que o Ethereum precisa se reinventar para não perder o seu posto de segunda maior moeda. E isso está sendo feito com a transição do Proof-of-Work (PoW) para Proof-of-Stake (PoS).

Já o Bitcoin, este está bem menos ameaçado que o Ethereum, afinal não há tantos concorrentes, especialmente quando o assunto é reserva de valor. Até mesmo Tim Cook, CEO da Apple, afirmou nesta semana que investe na moeda.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias