Nassim Taleb sobre queda do Bitcoin: “Não é proteção contra nada”

O que Taleb parece não entender é que as pessoas estão buscando no Bitcoin o que não podem encontrar em qualquer outro ativo.

Nicholas Nassim Taleb
Nicholas Nassim Taleb

Nassim Nicholas Taleb é um famoso economista e autor de livros como A Lógica do Cisne Negro, Antifrágil e Arriscando a Própria Pele. Taleb, que por algum tempo foi um defensor do Bitcoin, começou a atacar a maior criptomoeda recentemente.

Em fevereiro deste ano, Taleb disse estar se livrando de seus bitcoins, pois, segundo ele, uma moeda nunca deveria ser mais volátil do que o que você compra/vende com ela.

Em abril deste ano, o economista chamou o Bitcoin de esquema Ponzi, alegando que o preço da criptomoeda não tem relação com a inflação monetária das moedas tradicionais, sugerindo que as pessoas investissem em terrenos caso quisessem se proteger contra a inflação.

A discussão sobre isso chegou até o Brasil, com Taleb ofendendo Fernando Ulrich, uma das pessoas mais influentes no mercado financeiro brasileiro, por conta de suas opiniões divergentes sobre a criptomoeda.

Já em julho, Taleb voltou a atacar o Bitcoin, afirmando que a moeda “falhou em todos os níveis”, referindo-se ao Bitcoin tanto como moeda quanto reserva de valor de curto e/ou longo prazo.

O Bitcoin vs Economistas

O Bitcoin parece ter uma aversão a críticas, quanto mais apanha, mais ele cresce.

O fenômeno pode ser constatado quando comparamos as falas de Samy Dana, economista brasileiro, sobre o Bitcoin. O economista fala mal do bitcoin desde 2014 e a moeda continua crescendo não só em valor como adoção, volume de negociações e melhorias em seu protocolo.

Fonte: https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vToEhMMKTagkjL0zEaFHUZAY7b5xGiopyHpZzg_YN2fYgMg_B2YOCrDLOEyZithNdQpgjsRSruEZaUH/pubhtml

Outros economistas como Nouriel Roubini, também provaram deste veneno, eles falam, o Bitcoin sobe.

Com Taleb, não é diferente. Em suas falas em fevereiro, abril e julho, o Bitcoin estava valendo 47.000, 50.000 e 33.750 dólares, respectivamente. O Bitcoin acabou rompendo estes valores pouco tempo depois de seus ataques.

A crise da China e o Bitcoin

Com a crise do setor imobiliário da China começando a aparecer, muitas pessoas têm visto o Bitcoin como uma proteção contra uma grande crise global.

Taleb aproveitou o momento para criticar estas pessoas e o Bitcoin.

“Nota do dia: o bitcoin pode interessar alguns por fins especulativos, mas qualquer pessoa que alegue que o bitcoin é uma proteção contra qualquer coisa, financeira ou não, é uma fraude certificada.”

O que Taleb parece não entender é que as pessoas estão buscando no Bitcoin o que não podem encontrar em qualquer outro ativo.

Embora tanto o ouro, usado como reserva monetária há muito tempo, quanto terrenos, indicados pelo próprio Taleb, sejam boas opções para fugir da inflação por serem finitos, hoje é muito mais fácil comprar e vender bitcoin.

Enquanto é inviável comprar apenas uma porção de um terreno ou ouro a qualquer hora do dia e vendê-lo da mesma forma, com o Bitcoin você consegue fazer negociações há quaisquer horário e dia, bem como de qualquer lugar do mundo.

Além disso, quaisquer quantidades podem ser negociadas facilmente, desde 10 reais até mais de 1 bilhão de reais.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias