Nassim Taleb sobre queda do Bitcoin: “Não é proteção contra nada”

O que Taleb parece não entender é que as pessoas estão buscando no Bitcoin o que não podem encontrar em qualquer outro ativo.

Siga no
Nicholas Nassim Taleb
Nicholas Nassim Taleb

Nassim Nicholas Taleb é um famoso economista e autor de livros como A Lógica do Cisne Negro, Antifrágil e Arriscando a Própria Pele. Taleb, que por algum tempo foi um defensor do Bitcoin, começou a atacar a maior criptomoeda recentemente.

Em fevereiro deste ano, Taleb disse estar se livrando de seus bitcoins, pois, segundo ele, uma moeda nunca deveria ser mais volátil do que o que você compra/vende com ela.

Em abril deste ano, o economista chamou o Bitcoin de esquema Ponzi, alegando que o preço da criptomoeda não tem relação com a inflação monetária das moedas tradicionais, sugerindo que as pessoas investissem em terrenos caso quisessem se proteger contra a inflação.

A discussão sobre isso chegou até o Brasil, com Taleb ofendendo Fernando Ulrich, uma das pessoas mais influentes no mercado financeiro brasileiro, por conta de suas opiniões divergentes sobre a criptomoeda.

Já em julho, Taleb voltou a atacar o Bitcoin, afirmando que a moeda “falhou em todos os níveis”, referindo-se ao Bitcoin tanto como moeda quanto reserva de valor de curto e/ou longo prazo.

O Bitcoin vs Economistas

O Bitcoin parece ter uma aversão a críticas, quanto mais apanha, mais ele cresce.

O fenômeno pode ser constatado quando comparamos as falas de Samy Dana, economista brasileiro, sobre o Bitcoin. O economista fala mal do bitcoin desde 2014 e a moeda continua crescendo não só em valor como adoção, volume de negociações e melhorias em seu protocolo.

Fonte: https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vToEhMMKTagkjL0zEaFHUZAY7b5xGiopyHpZzg_YN2fYgMg_B2YOCrDLOEyZithNdQpgjsRSruEZaUH/pubhtml

Outros economistas como Nouriel Roubini, também provaram deste veneno, eles falam, o Bitcoin sobe.

Com Taleb, não é diferente. Em suas falas em fevereiro, abril e julho, o Bitcoin estava valendo 47.000, 50.000 e 33.750 dólares, respectivamente. O Bitcoin acabou rompendo estes valores pouco tempo depois de seus ataques.

A crise da China e o Bitcoin

Com a crise do setor imobiliário da China começando a aparecer, muitas pessoas têm visto o Bitcoin como uma proteção contra uma grande crise global.

Taleb aproveitou o momento para criticar estas pessoas e o Bitcoin.

“Nota do dia: o bitcoin pode interessar alguns por fins especulativos, mas qualquer pessoa que alegue que o bitcoin é uma proteção contra qualquer coisa, financeira ou não, é uma fraude certificada.”

O que Taleb parece não entender é que as pessoas estão buscando no Bitcoin o que não podem encontrar em qualquer outro ativo.

Embora tanto o ouro, usado como reserva monetária há muito tempo, quanto terrenos, indicados pelo próprio Taleb, sejam boas opções para fugir da inflação por serem finitos, hoje é muito mais fácil comprar e vender bitcoin.

Enquanto é inviável comprar apenas uma porção de um terreno ou ouro a qualquer hora do dia e vendê-lo da mesma forma, com o Bitcoin você consegue fazer negociações há quaisquer horário e dia, bem como de qualquer lugar do mundo.

Além disso, quaisquer quantidades podem ser negociadas facilmente, desde 10 reais até mais de 1 bilhão de reais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...

Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores...

FCA faz alerta para “jovens” que investem em criptomoedas

Segundo relatório publicado pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido, a maior parte dos jovens faz investimentos arriscados por conta da competição...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias