Nassim Taleb: “Todo mundo sabe que Bitcoin é um esquema Ponzi”

As falas de Taleb repercutem um pouco comentários mal informados lá de 2017, quando o Bitcoin era atacado por diferentes players.

A famoso autor e economista Nassim Nicholas Taleb, escritor do renomado “Cisne Negro”, voltou a falar do Bitcoin, mostrando que continua certo de que a moeda digital não é uma boa ideia de investimento.

Durante uma entrevista ao Squawk Box, da CNBC, Taleb não mediu palavras ao falar mal do Bitcoin. Para ele, a moeda é um esquema claro de Ponzi, além de ter sido um verdadeiro fracasso como ativo de transação.

O famoso economista afirmou que não existe nenhuma correlação do Bitcoin com a inflação, consequentemente dizendo também que a narrativa de reserva de valor que ganhou força recentemente não é verdadeira.

“Não existe nenhuma conexão entre a inflação e o Bitcoin. Todo mundo sabe que é um esquema Ponzi.”

Muitos analistas vêm falando sobre a possibilidade do Bitcoin ser utilizado como uma proteção contra a inflação. Chamado de “Ouro Digital” por alguns e promovido como uma reserva de valor, esse vem sendo um dos principais casos de uso pelos detentores da moeda.

No entanto, Taleb acredita que essa é uma péssima maneira de se proteger contra a inflação. Para ele, vale muito mais a pena investir em terrenos e imóveis.

“Se você quer se proteger contra a inflação, compre um terreno. A melhor estratégia para os investidores é ter alguma coisa que produza lucros no futuro. Em outras palavras, você pode voltar para o ‘dinheiro de verdade.'”

O Bitcoin fracassou como uma moeda

Nassim Nicholas Taleb, autor do livro Cisne Negro e famoso escritor
Nassim Nicholas Taleb, autor do livro Cisne Negro e famoso escritor – Reprodução/Flickr Foto:nrkbeta

Durante a entrevista, o escritor falou que em um determinado momento ele foi “enganado” pela promessa de que o Bitcoin era uma alternativa viável para as moedas fiduciárias.

No entanto, ele então percebeu que um ativo que não é apoiado pelo governo é “apenas especulação” e “um jogo”.

Um dos motivos para o Bitcoin ter fracassado como uma moeda alternativa ao dólar é o fato da sua volatilidade impedir qualquer tipo de uso confiável da moeda para a compra de qualquer tipo de ativo.

“Me disseram que ela se tornaria uma moeda. Mas você não pode substituir o dinheiro com algo que é tão volátil que ninguém pode se comprometer com uma transação dela.”

As falas de Taleb repercutem um pouco comentários mal informados lá de 2017, quando o Bitcoin era atacado por esses motivos.

A moeda digital vêm se provando uma ótima alternativa a diferentes tipos de ativos, se igualando até mesmo ao ouro.

Mas sim, o Bitcoin ainda tem muito o que provar, tanto nos seus fundamentais quanto na sua movimentação de preço.

Com o Bitcoin caindo abaixo de US$ 50 mil dólares, estamos prestes a testar novos níveis importantes de suporte.

Os próximos dias podem mostrar se o Bitcoin tem mais força para seguir em frente ou se US $ 64 mil foi o topo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias