Presidente de El Salvador zomba da Inglaterra por queda da Libra

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele zombou da “preocupação” que a instituição tinha com a adoção do Bitcoin (BTC) no país latino, citando a mais recente queda da Libra Esterlina.

Com a Europa sentindo o peso da crise financeira, agravada pela guerra no continente, as moedas fiduciárias da região sofrem com uma constante desvalorização. Com isso tivemos algumas situações inusitadas, com o líder de um país latino tirando sarro da Inglaterra por causa da sua economia.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele zombou da “preocupação” que a instituição tinha com a adoção do Bitcoin (BTC) no país latino, citando a mais recente queda da Libra Esterlina.

Tudo começou quando El Salvador ainda estava nos passos iniciais para a adoção do Bitcoin como moeda de curso legal, junto ao dólar. No período, o Banco da Inglaterra afirmou que estava preocupado com essa adoção do Bitcoin. Na época, Bukele chegou a satirizar a preocupação.

“Eu acho que o Banco da Inglaterra está mesmo preocupado com a gente. Certo? Quero dizer, eles sempre se preocuparam com o nosso povo. Sempre”

No mesmo dia ele também contra-atacou dizendo:

“Eu estou realmente preocupado com o Banco da Inglaterra imprimindo dinheiro do nada.” 

Agora, quase um ano depois dos comentários iniciais, com a notícia de que a Libra Esterlina caiu 5% abaixo do dólar, algo que não acontecia nos últimos 30 anos, ele relembrou dessa conversa.

“Te avisei, Banco da Inglaterra”

A situação, como dissemos, é bem inusitada, e claro, também deixou muitos investidores do criptomercado animados com a provocação de Bukele em cima do Banco da Inglaterra. No entanto, vale lembrar que a crise que afeta a Inglaterra, também afeta, consideravelmente, El Salvador.

El Savador e a crise financeira

Em El Salvador a moeda legal mais utilizada é o dólar americano, embora exista uma moeda local chamada colón, que também tem curso legal, como bitcoin, ela já perdeu espaço no cenário econômico salvadorenho.

Com isso, no país centro-americano, a inflação não depende das políticas monetárias de seu próprio banco central e sim das decisões do Fed, que mais impactam o preço do dólar. Considerando que, por si só, um país da América Central tente a sentir uma crise financeira com mais força, principalmente pelos representantes da classe baixa, é fácil entender que a situação por lá está pior que nos EUA.

E claro, temos o fator Bitcoin. No entanto, com o preço da moeda 50% abaixo do valor que El Salvador comprou, também não há muito o que a moeda fazer por lá (mas é óbvio que todos estão aguardando uma valorização). Reportagens recentes até apontam que o Bitcoin realmente não decolou por lá.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias