New Hampshire, estado americano que faz fronteira com o Canadá, aprovou nesta terça-feira (6) uma lei que permite investimentos em Bitcoin, possibilitando a criação de uma reserva estratégica na criptomoeda.
Embora outros estados estejam tentando seguir esse mesmo caminho, New Hampshire entra para a história ao ser o primeiro do país.
Segundo as informações publicadas por Dennis Porter, CEO da Satoshi Action, o Estado poderá comprar quaisquer ativos digitais que possuam um valor de mercado acima de US$ 500 bilhões.
Atualmente, somente o Bitcoin está acima desse patamar. Ethereum, segunda maior moeda do mercado, possui um market cap de US$ 213 bilhões, precisando aumentar seu preço em 2,3x para ser elegível.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Estado americano aprova lei que permite criação de reserva de Bitcoin
Conhecido pelo seu slogan “Viva Livre ou Morra”, fazendo referência ao seu papel na Independência dos EUA, o estado de New Hampshire aprovou uma lei que permite compras de Bitcoin e a criação de uma reserva estratégica.
Este é o primeiro estado americano a adotar essa estratégia.
“A Satoshi Action desenhou o modelo, New Hampshire o gravou na lei, e agora, cada tesoureiro estadual pode seguir esse roteiro”, afirmou Dennis Porter, CEO e cofundador da Satoshi Action.
“O HB 302 prova que você pode proteger o dinheiro do contribuinte, diversificar reservas e garantir tesouros à prova de futuro — tudo enquanto abraça a rede monetária mais segura do planeta. New Hampshire não apenas passou uma lei, mas gerou um movimento.”
A lei permitirá que o estado invista até 5% de seu capital na criptomoeda. Segundo Porter, isso garante que o Bitcoin complemente a estratégia mais ampla do estado.
As reservas serão mantidas por carteiras multi-assinaturas, que precisam de mais de uma chave para assinar uma transação, controladas pelo próprio estado. Ou seja, a autocustódia também foi levada em conta, mostrando que a lei foi escrita por especialistas.
A lei entrará em vigor após 60 dias de sua aprovação.
“New Hampshire é mais uma vez o Primeiro da Nação! Acabei de assinar uma nova lei que permite ao nosso estado investir em criptomoedas e metais preciosos”, comentou a governadora Kelly Ayotte.
Outros estados americanos também estão nessa corrida do Bitcoin
Embora New Hampshire tenha sido o primeiro, e será lembrado para sempre por isso, outros estados americanos estão seguindo os mesmos passos.
Informações do Bitcoin Laws mostra que Arizona, Caroline do Norte, Texas, Alabama e Geórgia são os mais avançados.
O site aponta que 131 medidas legislativas já foram apresentadas em 38 estados diferentes, sendo 46 delas focadas em reservas de Bitcoin (em 26 estados). Atualmente, 36 propostas estão em andamento em 19 estados.