NFT pode “matar” o Bitcoin? Qual a relação entre ambos?

Sim, o Bitcoin pode morrer de rir, com falta de ar

Siga no
NFT

É provável que muita gente conheça os NFTs, regularmente confundidos com “arte digital”. A ação ganhou força após Stephen Curry, astro da NBA, e Snoop Dogg, rapper veterano, assumirem sua paixão pelo segmento.

O movimento deu início a uma onda de jogadores da NFL e NBA entrando na moda, anunciando sua coleção de CryptoPunks ou Bored Apes. Alguns lançaram sua própria série de colecionáveis digitais, como a tenista Naomi Osaka, e o jogador de futebol americano Tom Brady.

NFT pode “matar” o Bitcoin?

Sim, o Bitcoin pode morrer de rir, com falta de ar. Para início de conversa, o NFT não é “arte digital”, como os vendedores, artistas, e fundos de “investimento” no segmento gostam de marketear.

NFT significa token não-intercambiável, e token, para quem não sabe, é um criptoativo, um registro no blockchain de qualquer criptomoeda. São exemplos de tokens: Uniswap (UNI), USC Coin (USDC), e Chainlink (LINK), que rodam na blockchain da Ethereum.

Portanto, se o Stephen Curry quiser exibir um Bored Ape como avatar em suas redes sociais, é livre, assim como você ou eu. A diferença é que apenas o jogador da NBA é dono do registro no blockchain da Ethereum do Bored Ape Yatch Club #7990.

NFT compete com o Bitcoin?

Não. Embora utilizem a mesma tecnologia, o NFT, por natureza, é não-intercambiável. Ou seja, cada token é diferente do outro, e, portanto, possuem valores distintos. Assim como imóveis de alto luxo, joias, automóveis exóticos, e obras de arte, podem funcionar como Reserva de Valor.

As 65 joias em formato de ovo produzidas pelo designer Peter Carl Fabergé entre 1885 e 1917, por exemplo, tiveram seu preço unitário subindo de 2 milhões de dólares em 1980 para 18 milhões em 2007.

Abaixo temos o total negociado nas coleções de NFTs individuais segundo o Nonfungible.com — infelizmente não há como estimar se as transações são entre endereços controlados pela mesma entidade.

NFTs individuais segundo o Nonfungible.com
NFTs individuais segundo o Nonfungible.com

Qual a relação entre NFT e Bitcoin?

Uma das funções do Bitcoin é a Reserva de Valor, e isto é bem subjetivo. Por exemplo, a mansão de 500m2 onde morou Elvis Presley em Los Angeles foi vendida por 25 milhões de dólares em 2019. Casas maiores e mais modernas, na mesma rua, são negociadas por metade deste valor.

No entanto, a liquidez deste imóvel que pertenceu ao Rei do Rock, é pequena, assim como um NFT específico, por mais que seja um CryptoPunk. A Reserva de Valor é uma das funções do Bitcoin, e neste quesito, é melhor que o NFT, joias, ouro, ou obras de arte.

O NFT nem mesmo blockchain próprio possui. Enquanto isso, o Bitcoin tem um poder computacional garantindo as transações de 1,3 milhões de máquinas ASICs. Não dá nem pra largada!

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias