Nigéria emite alerta contra Binance e manda corretora parar de atender usuários

Apesar das proibições e tentativas de parar o Bitcoin, dados do site Statista mostram que a Nigéria é o país com maior percentual da população usando e possuindo Bitcoin.

A Comissão de Valores Mobiliários da Nigéria (SEC) emitiu um alerta contra a Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, afirmando que as operações da corretora no país são ilegais.

De acordo com a SEC, a Binance e qualquer outra plataforma que a empresa esteja usando para fornecer serviços para investidores nigerianos para a negociação de ‘criptoativos’ não estão registradas nem regulamentadas.

A agência reguladora disse que qualquer pessoa que decida negociar com a Binance estará fazendo isso por sua própria conta e risco.

Como regulador com mandato estatutário de proteção ao investidor, a Comissão destacou que o investimento em criptoativos é ‘altamente arriscado e pode levar à perda total dos investimentos.’

“Pare imediatamente de cadastrar nigerianos”

De acordo com a SEC, o comunicado serve como um alerta à população para ter cautela ao investir em criptomoedas e em produtos oferecidos ou operados por entidades não registradas ou regulamentadas.

“É crucial que os investidores compreendam os riscos associados a esse tipo de investimento antes de prosseguirem com suas transações.”

Seguindo, a SEC ordenou que todas as empresas de criptomoedas parem imediatamente de fazer qualquer tipo cadastro de investidores nigerianos.

“Todos os provedores de plataforma, fazendo tais solicitações, são instruídos a parar imediatamente de solicitar investidores nigerianos de qualquer forma.”

A agência reguladora disse ainda que está comprometida em proteger os interesses dos investidores e tomará as medidas necessárias para combater operações não autorizadas e garantir a integridade do mercado financeiro no país.

Por fim, a SEC anunciou que fornecerá atualizações sobre outras ações regulatórias relacionadas às atividades da Binance e outras plataformas semelhantes.

Nigerianos recorrem ao Bitcoin para fugir de colapso financeiro

O Bitcoin tem sido cada vez mais visto como uma solução para os problemas de inflação em todo o mundo, e os cidadãos da Nigéria estão adotando a criptomoeda em grande escala para proteger suas economias.

De acordo com dados recentes, os nigerianos não estão apenas investindo no Bitcoin, mas também o estão utilizando como uma forma de proteger seu dinheiro em meio à instabilidade da moeda local, a Naira.

Especialistas observam um aumento significativo na popularidade das moedas digitais na Nigéria e em países vizinhos. A principal razão é que o Bitcoin oferece solução para muitos dos problemas enfrentados pela população local devido à desvalorização da Naira.

Assim como outras moedas fiduciárias em todo o mundo, a Naira enfrenta problemas de inflação e desvalorização acentuada. O colapso da moeda nacional levou muitos residentes da Nigéria a buscar alternativas de investimento e reserva de valor.

No ano passado, o volume de negociação de criptomoedas ultrapassou US$ 760 milhões no país, com cerca de 2 milhões de usuários comprando e vendendo criptomoedas.

Nos primeiros meses deste ano, os moradores locais já realizaram transações no valor de aproximadamente US$ 600 milhões, apontando para uma tendência positiva que pode superar os números do ano passado.

Analistas também destacam que o interesse em criptomoedas está se espalhando para outros países que enfrentaram colapsos econômicos, como Turquia e Argentina.

Enquanto isso, a Nigéria se tornou o principal mercado de Bitcoin na África, fazendo o governo do país iniciar uma forte pressão para impedir o crescimento das negociações da criptomoeda.

Em 2021, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu as instituições financeiras de oferecer serviços para empresas do mercado de Bitcoin e do setor de criptomoedas em geral.

A agência reguladora da Nigéria, além de proibir que os bancos oferecessem serviços financeiros para as empresas do setor de ativos digitais, também ordenou que as instituições fechassem as contas das empresas.

Apesar das proibições e tentativas de parar o Bitcoin, dados do site Statista mostram que a Nigéria é o país com maior percentual da população usando e possuindo Bitcoin, com cerca de 33% dos nigerianos adotando a moeda digital.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias