Nesta semana, a Nike comprou uma loja de tênis virtuais chamada RTFKT Studios, a qual foi fundada em 2020. Trata-se de uma companhia que, assim como a Nike, produz tênis também, no entanto, apenas em formato digital.
O propósito da Nike é ser a marca líder nesse seguimento, criando experiências e produtos únicos no universo virtual, sendo que, no mundo real, já é considera a marca de roupas mais valiosa do mundo.
O presidente e CEO da Nike, John Donahoe, alegou sobre a parceria que “esta aquisição é mais um passo que acelera a transformação digital da Nike e nos permite servir atletas e criadores na interseção de esporte, criatividade, jogos e cultura.” Disse ainda que o plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar sua comunidade inovadora e criativa e estender a pegada digital e as capacidades da Nike.”
Nike
A RTFKT é especializada em NFTs (tokens não fungíveis) colecionáveis, de moda e um de seus produtos é um tênis NFT, inspirado na coleção NFT CryptoPunks. Este produto ficou famoso no primeiro semestre de 2021, pelo fato de ter sido vendido a um total de US$ 3,1 milhões em pares desse tênis no metaverso.
A marca, inclusive, aceita pagamentos em criptomoedas, podendo ser utilizada a moeda digital Ethereum. O valor da compra da companhia RTFKT não foi revelado.
Existem vários pontos em comum entre o mundo real e o mundo virtual no mercado de tênis. Os dois mundos comportam edições ilimitadas e itens que podem ser vendidos por altos valores. É possível a ideia de comprar modelos de tênis raros que podem inclusive valorizar pelo prestigio de ter o objeto.
Metaverso
Vale lembrar que não é a primeira vez que a gigante Nike aparece fazendo investimentos e apoiando o mundo do metaverso. A empresa já criou o seu próprio mundo virtual no Roblox: a “Nikeland”.
Neste universo, criado numa plataforma de videogames, os jogadores podem ter seus avatares que podem ser equipados com produtos da Nike digitalmente e interagir com jogos esportivos de forma gratuita.
No mais, a Nikeland inclui o cenário também da sede da companhia e o ambiente das arenas onde os players se divertem com minijogos. Esse acontecimento foi considerado a porta de entrada da Nike no metaverso.
Desde que o facebook decidiu trocar de nome para Meta, declarando ainda o grande apoio e decisão de investir no universo do metaverso, esse novo campo de tecnologia tem ganhado destaque e apoio de grandes empresas a nível mundial, como foi feita pela própria Microsoft e agora pela Nike.