A administração de Joe Biden, atual presidente dos EUA, indicou para comandar o Departamento do Tesouro a ex-presidente do Federal Reserve (FED), Janet Yellen. Ela será a primeira mulher a comandar o Departamento do Tesouro, mas, muito além disso, ela também parece ter uma posição favorável ao criptomercado, chegando até mesmo dizendo que o país precisa encorajar os usos legítimos da criptomoeda.
A indicação de Janet foi aprovada com unanimidade pelo Comitê de Finanças do Senado e a indicação agora vai para aprovação do plenário no Senado. Ao que tudo indica, há fortes sinais de que a aprovação será garantida. Com isso em mente, é bem possível que nos próximos quatro anos, Janet Yellen fique em uma das posições financeiras mais importantes dos EUA e, consequentemente, do mundo.
A indicada para a Secretaria do Tesouro disse recentemente, em uma resposta ao Comitê Financeiro do Senado, que é preciso incentivar o uso dessas moedas para atividades legais e legítimas, mesmo sabendo dos riscos relacionados ao uso delas para o financiamento de crimes e até o terrorismo.
“Eu acho que nós precisamos olhar com atenção e encorajar o uso delas [criptomoedas] em atividades legitimas, enquanto trabalhamos para evitar o uso maligno e das atividades ilegais.”
Para Yellen as criptomoedas têm a capacidade de “melhor a eficiência do sistema financeiro” tradicional e por isso prestará bastante atenção nos ativos nos próximos anos. Na resposta ao comitê, ela ressaltou todos esses pontos, além de confirmar que vai trabalhar de perto com o Fed e outros Bancos Federais e reguladores.
“eu pretendo trabalhar de perto com o o Conselho Federal Reserve e outros bancos federais e reguladores de valores mobiliários para implementar uma estrutura regulatória eficiente para essas e outras inovações FinTech.”
Claro, toda a conversa sobre estrutura regulatória eficiente pode não ser uma ótima notícia para muitos libertários do criptomercado, já que indica que o governo poderá tentar garantir ainda mais controle do acesso ao BitcoinC no futuro. As criptomoedas parecem ser um ponto importante para Yellen, já que uma parte do seu testemunho mais cedo foi dedicado aos ativos digitais.
Vale mencionar que na resposta verbal que ela deu durante o seu testemunho, o papo sobre criptomoedas foi um pouco diferente. Quando perguntada sobre o assunto pelo Senadora Maggie Hassan, ela disse que as criptomoedas são “uma preocupação”, dizendo que “elas são principalmente utilizadas para financiamento ilícito.”
Com isso, não há exatamente como determinar a posição de Yellen em relação ao criptomercado. Mas podemos esperar que a administra dos EUA continue buscando maneiras de apertar o cerco regulatório ao redor do setor.