Nove bancos europeus se unem para lançar stablecoin de euro

Bancos afirmam que iniciativa visa fornecer uma alternativa às stablecoins atreladas ao dólar, hoje dominantes no mercado

Nove dos principais bancos europeus se uniram para lançar uma stablecoin atrelada ao euro. Dentre os nomes estão ING, CaixaBank, UniCredit e outros.

O comunicado foi publicado nesta quinta-feira (25) e aponta que sua stablecoin será regulada pelo MiCAR (Market In-Crypto Assets Regulation).

Tanto o nome da stablecoin quanto quem será o CEO do projeto não foram revelados neste primeiro momento.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Bancos europeus se unem para criar stablecoin atrelada ao euro

O consórcio dos nove bancos acontece poucos dias após autoridades monetárias como Christine Lagarde, presidente do BCE, Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo, e Valdis Dombrovskis, comissário da União Europeia, revelarem avanços na criação de um euro digital.

O grupo será composto por ING, Banca Sella, KBC, Danske Bank, DekaBank, UniCredit, SEB, CaixaBank e Raiffeisen Bank International. Uma nova empresa foi criada para liderar as operações da stablecoin.

Seus países de origem são os mais variados, incluindo Itália, Holanda, Espanha, Dinamarca, Bélgica e Áustria. No entanto, vários deles possuem presença global, o que pode ajudar na adoção da criptomoeda.

Consórcio de bancos europeus, incluindo ING, CaixaBank e UniCredit, se preparam para lançar stablecoin atrelada ao euro. Fonte: Reprodução.
Consórcio de bancos europeus, incluindo ING, CaixaBank e UniCredit, se preparam para lançar stablecoin atrelada ao euro. Fonte: Reprodução.

O texto aponta que a stablecoin, ainda sem nome definido, deve chegar ao mercado somente no segundo semestre de 2026. O nome do futuro CEO da nova empresa também não foi revelado.

“Pagamentos digitais são fundamentais para os novos pagamentos em euros e para a infraestrutura dos mercados financeiros. Eles oferecem grande eficiência e transparência, graças aos recursos de programabilidade da tecnologia blockchain e à liquidação instantânea multimoeda 24/7.”

“Acreditamos que esse desenvolvimento exige uma abordagem de todo o setor, e é imperativo que os bancos adotem os mesmos padrões”, disse Floris Lugt, líder de Ativos Digitais do ING e representante público conjunto da iniciativa.

Finalizando, os bancos afirmam que a iniciativa visa fornecer uma alternativa às stablecoin atreladas ao dólar americano, que hoje dominam o mercado. “Bancos individuais poderão oferecer serviços adicionais, como carteira de stablecoin e custódia”, aponta o anúncio.

Por fim, também é possível que esses bancos passem a oferecer outros serviços ligados ao setor cripto no futuro, como exposição a criptomoedas consagradas como Bitcoin e Ethereum.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias