Se você é como eu, não importa a ocasião, o dia da semana, a hora: pizza será sempre bem-vinda! E se você pudesse pagar por seu sabor preferido com bitcoin em uma das maiores franquias do mundo, a Domino’s? Agora, o que era uma mera possibilidade, se tornou real.
A compra é feita por intermédio do aplicativo web Lightning Pizza (LP), desenvolvido pela startup de pagamentos com criptomoedas, Fold. De acordo com seus criadores, a vantagem do app é a conversão de bitcoin para moeda fiat em apenas 30 segundos.
Um avanço se considerarmos que o maior desafio enfrentado pelos entusiastas de criptomoedas é a sua falta de escalabilidade. Isso significa não ter que esperar 30 minutos, ou mais, aguardando a conclusão da compra de um simples café.
Eu preciso avisar que a oferta, lançada no dia 13 de fevereiro, só está disponível nos Estados Unidos. Mas não desanime, segundo os sócios, passada a fase de testes, o próximo passo é a expansão para outros países.
Como funciona?
De acordo com o líder do projeto, Will Reeves, a motivação para o desenvolvimento do app é promover a rede Lightning e mostrar seus usos práticos. Como consequência, a startup espera familiarizar e envolver as pessoas com as criptomoedas em geral.
A parceria com a Domino’s não é oficial, então os usuários precisam fazer o pedido no aplicativo que, então, direciona a compra para o site oficial da pizzaria e converte os pagamentos em moeda fiduciária.
No site oficial, o projeto anuncia descontos de 5% por cada pedido e uma taxa de transação de 0,01 centavos em dólar americano. Outra vantagem, se considerarmos os valores cobrados pela rede BTC. Mesmo enfrentando um período de taxas bem baixas, as transações em Bitcoin ainda custam mais caro que a da rede Lightning, uma média U$ 0,25.
Nos próximos seis meses, a Fold planeja integrar a Lightning em todas as suas opções de compras, incluindo a Target, o Starbucks e o Uber.
Para a CoinDesk, Reeves declarou:
“Estamos tentando tornar o bitcoin divertido novamente e ilustrar que o Lightning está no pronto para o mainstream”.