Após o Merge e transição da Ethereum para o mecanismo de consenso proof-of-stake (PoS) no ano passado, o mercado não está otimista sobre o futuro das moedas proof-of-work (PoW). Geralmente acredita-se que o mecanismo PoW limitou severamente a escalabilidade da rede, mesmo com projetos icônicos como o Bitcoin.
Como o protocolo Bitcoin Ordinals ganhou popularidade no início deste ano, muitos desenvolvedores voltaram ao PoW para desenvolver contratos inteligentes. Enquanto isso, o mercado começou a tomar conhecimento do Kaspa, o projeto Camada1 mais rápido e escalável construído no mecanismo de consenso PoW.
Sobre o Kaspa
Kaspa visa resolver o trilema blockchain equilibrando descentralização, escalabilidade e alto desempenho. A comunidade Kaspa prioriza a descentralização, fundamental para a comunidade cripto e a para tecnologia blockchain.
Portanto, a comunidade também se dedica a se transformar em uma organização autônoma descentralizada (DAO) que adere ao mecanismo de consenso PoW.
Tecnicamente, o Kaspa foi fundado por Yonatan Sompolinsky, um dos primeiros desenvolvedores e principal colaborador da Ethereum. Kaspa também implementa o protocolo GhostDAG (versão aprimorada do protocolo PHANTOM) projetado por Yonatan e segue o Consenso de Nakamoto. Isso permite que alcance um volume maior de transações por segundo (TPS) sem comprometer a segurança.
A mainnet atual do Kaspa gera um bloco por segundo, com cada bloco sendo capaz de conter mais de 400 registros de transação. A meta atual é realizar 32 blocos por segundo (BPS), com um objetivo final de 100 BPS.
O Kaspa pode processar até 18 blocos em paralelo. Ao habilitar blocos paralelos, também conecta nodes honestos por meio de classificação por algoritmos gananciosos, garantindo confirmação instantânea e segurança de rede.
Modelo Econômico Kaspa
Da mesma forma, o modelo econômico foi projetado para ser descentralizado. Portanto, o Kaspa é emitido de maneira semelhante ao Bitcoin. Sem nenhuma campanha de pré-mineração ou pré-venda, todos os tokens só podem ser obtidos por meio da mineração.
Em novembro de 2021, a mainnet foi oficialmente lançada. Kaspa possui uma distribuição 100% justa de tokens, sendo a oferta máxima limitada a 28,7 bilhões, que deve ser extraída em 186 meses. Ou seja, a oferta circulante será liberada por volta de abril de 2037.
No espírito do Consenso de Nakamoto, a comunidade Kaspa adotou uma política monetária deflacionária. Durante os primeiros seis meses após o lançamento da mainnet, o Kaspa gerará 500 KAS por segundo, com 1.314.900.000 KAS sendo emitidos por mês.
Fonte: Site oficial do Kaspa
No sétimo mês, o fornecimento mensal de KAS será reduzido em 12%. Além disso, a emissão mensal subsequente será a emissão KAS do mês anterior*(1/2)^(1/12), permitindo assim a redução estável pela metade da oferta total anualmente.
Fórmula de emissão mensal de KAS
Com uma oferta circulante de mais de 18 bilhões de moedas em 21 de abril, 37% do KAS ainda precisa ser extraído, deixando muito espaço para os mineradores.
Dados de Mercado
Atualmente, o KAS tem um valor de mercado de quase US$460 milhões, ocupando o décimo lugar entre todas as moedas PoW. Mas aos olhos dos mineradores, o KAS vale muito mais.
Como uma criptomoeda popular para mineração com placas GPU, a rede KAS tem um hashrate superior a 1,14PH/s. Por outro lado, a ETC, que ocupa o quinto lugar em valor de mercado, atualmente tem um hashrate de 115TH/s. Em outras palavras, o hashrate da rede do KAS é quase 10 vezes maior que o do ETC.
Conforme mostrado na figura acima, o valor de mercado atual do KAS é de apenas 16% do ETC. Como a maioria dos mineradores reconhece o valor futuro do KAS, muitos mineradores GPU estão dispostos a transferir seu hashrate para o KAS.
Fonte: minerstat
De acordo com a CoinEx, o preço do KAS subiu 554,1% nos últimos seis meses e 293,74% nos últimos três meses, tornando-se uma das moedas mais estáveis dos últimos seis meses.
Fonte: CoinEx
No geral, Kaspa é uma rede pública com uma base técnica sólida e também herda o espírito do Bitcoin. Além de alavancar a arquitetura descentralizada e segura do Bitcoin, traz inovação tecnológica em termos de escalabilidade.
Recentemente, o Rusty Kaspa Alpha foi lançado. A reescrita em Rust poderia não apenas melhorar o desempenho do Kaspa, mas também permitir o desenvolvimento de Camada2, contratos inteligentes e DeFi. Além disso, a comunidade está diversificando os cenários de aplicação diária do KAS.
Todos esses esforços valeram a pena, pois o Kaspa conquistou grande reconhecimento do mercado e de vários mineradores. Mas será que ele emergirá como um novo líder PoW, como esperado pela maioria dos mineradores? Ainda assim, precisa ser colocado à prova do mercado e das aplicações.
Os investidores podem fazer login na CoinEx para negociar tokens KAS.
Isenção de responsabilidade: este artigo é apenas para referência e não oferece aconselhamento financeiro.