O que é o Bitcoin?

-

Siga no

Se você não está preso em uma ilha deserta, com certeza já ouviu falar em Bitcoin, uma moeda que funciona de um jeito diferente e que tem deixado muita gente confusa. Como uma moeda pode ser virtual, desregulamentada e segura ao mesmo tempo? Como a moeda pode ser usada para comprar coisas reais? E, afinal, o que é a Bitcoin?

O Bitcoin ficou muito famoso em 2017, quando uma única unidade chegou à cotação de US$ 18 mil e deixou muitas pessoas e empresas ricas, motivando uma verdadeira “corrida do ouro digital”, que fez subir drasticamente o interesse nessa nova forma de realizar transações.

Então, se você quer saber como funciona e como usar o Bitcoin, mas não deseja se afogar em detalhes técnicos, este é o artigo para você. Boa leitura!

O que é o Bitcoin?

Colocando de forma simples, Bitcoin é uma moeda virtual criada em 2009 por uma figura misteriosa que usa o codinome Satoshi Nakamoto, e que pode ser usada para comprar e vender coisas e serviços, da mesma forma que as moedas tradicionais, como o real e o dólar.

O Bitcoin não é administrado por um Banco Central, como acontece com o real, nem está sujeito a nenhum tipo de regulamentação governamental.

A criação de um novo Bitcoin é descentralizada, realizada através de um processo conhecido como “mineração”, que qualquer pessoa ou empresa pode fazer livremente. Minerar Bitcoin significa fazer um computador processar equações matemáticas complexas e, se o computador conseguir resolver o problema, o minerador ganha uma fração de Bitcoin.

A segurança das operações de mineração e das transações envolvendo Bitcoins é garantida por um registro público conhecido como blockchain, uma tecnologia que compartilha as informações entre todos os usuários e protege as operações utilizando criptografia.

Como usar Bitcoin?

Depois de instalar um pequeno software em um computador ou smartphone conhecido como carteira de Bitcoin, o usuário que precisar adquirir Bitcoin pode fazer isso de várias formas.

O primeiro jeito de obter Bitcoin é a mineração, mas esse é um processo que tende a ficar cada vez mais caro e complexo com o passar do tempo. Outra opção é comprar Bitcoin ou frações de Bitcoin de casas de câmbio ou de outros usuários usando o dinheiro tradicional, como reais, dólares e euros.

Além disso, você pode trocar produtos e serviços por Bitcoin, como diversas empresas já fazem a gigante da informática Microsoft, a empresa de viagens Expedia e a Tesla Motors, de Ellon Musk;

A partir daí, o usuário pode utilizar a sua carteira de Bitcoin para adquirir outros produtos e serviços ou realizar investimentos com a moeda virtual.

Viu só como entender e usar Bitcoin não é um bicho de sete cabeças? Se você quiser saber mais sobre como investir em Bitcoin e aprender tudo sobre blockchain e criptoeconomia, siga a nossa página e fique por dentro!

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Câmara dos Deputados e Bitcoin (Projeto de Lei)

Projeto de lei pode ajudar na adoção do Bitcoin no Brasil

Um projeto de lei, proposto pelo Deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), pode ajudar na adoção do Bitcoin no Brasil. Isso porque, na visão do deputado,...

Elon Musk nega rumores sobre uso da Ethereum

Elon Musk é um nome muito importante atualmente, responsável por algumas das empresas mais populares no mercado (Tesla e SpaceX). Recentemente vários rumores afirmaram...
Coca-Cola (Bitcoin, Blockchain, Criptomoedas))

Polícia Federal alerta: golpe com Bitcoin, WhatsApp e Coca-Cola

Você recebeu em seu aplicativo de mensagem instantâneo uma oportunidade de ganhar um frigobar personalizado? Cuidado, pode ser uma fraude! Isso porque, uma nota...