Carteiras ou Wallets, é simplesmente um aplicativo, site ou dispositivo que gerencia chaves privadas para você. Porém, existem alguns tipos de carteiras e um mundo de informação sobre.

Esse artigo visa explicar o uso das carteiras, seus tipos entre outros quesitos importantes nessa área tão delicada.

O que é uma carteira?

“Uma wallet não armazena necessariamente uma criptomoeda, ela armazena apenas as chaves públicas e privadas que te dão acesso aos registros da blockchain de uma criptomoeda. E o item mais valioso numa wallet é sua chave privada.

Usar uma carteira de alguma cripto é um dos primeiros passos que todo iniciante dá, sem uma carteira você não pode receber, armazenar ou gastar uma determinada moeda. Uma carteira é como uma interface pessoal para a rede de uma criptomoeda, como sua conta bancária online, que é uma interface para o sistema monetário comum ou, simplificando, é um software para enviar e receber criptomoedas.

A Chave privada é uma sequência de caracteres, que seu uso permite manipular o saldo de uma wallet, funcionando como uma senha da wallet, e não preciso ressaltar que por se tratar de uma senha, essa não deve ser compartilhada. Ela funciona como uma coordenada para localizar o saldo de suas criptomoedas que foram registrados na blockchain.

Com a chave privada também é gerado o endereço público que você usará para transacionar suas criptomoedas, ela é a chave pública. Essa sim não tem perigo em alguém saber, para falar a verdade é até bom vai que alguém manda algo.

E para o pessoal que perde senhas ou é pessimo de memoria, caso você perca a sua chave privada alguns softwares de wallet geram um conjunto de palavras aleatórias que servem como senha de acesso e recuperação de uma wallet, de forma que evita usar a chave privada, elas são chamadas de seed, que é a chave privada criptografada em forma de um grupo de palavras aleatórias. Com a seed você pode recuperar sua carteira em qualquer software de wallet compatível com a sua criptomoeda.

Caso você perca o computador ou celular, basta ter a seed em mãos e você poderá recuperar sua carteira sem muita dor de cabeça.

Novatos fazendo coisas de Novatos

A maioria das pessoas começa usando a Coinbase ou a Mercado Bitcoin e vê isso como uma carteira. Quando na verdade é uma Exchange. Exchange não é carteira! Exchanges são plataformas de negociação para compra e venda de criptomoedas e somente isso. Caso venha a guarda algum fundo em uma exchange, você corre o sério risco de perder seu dinheiro.

A própria Mercado Bitcoin já foi “Hackeada” e houve a perde de alguns Bitcoins. Você pode usar uma Atomic Swap, que é trocar diretamente uma moeda por outra sem precisar de uma terceira parte para vender e depois comprar a outra moeda.

A primeira Carteira

O primeiro software de carteira se chama Bitcoin Core e foi lançado em 2009 por Satoshi Nakamoto. É um software de código-aberto, e originalmente se chamava bitcoind. Às vezes chamado de “cliente Satoshi”, também é conhecido como o cliente de referência para implementações, pois serve para definir o protocolo bitcoin atuando como padrão.

E se não me engano essa carteira foi destinada ao Satoshi para a comunidade fazer doações, sim doações para o criador…

Tipos de Carteiras

“A melhor carteira é aquela que tu precisa”. Toda carteira é boa, a melhor, mas é a melhor em um determinado caso. Cada situação é uma situação. No geral existem esses tipos de carteiras:

Hardware

Uma carteira hardware é um dispositivo físico eletrônico, desenvolvido com proposito de protejer. A principal inovação é que a carteira deve estar conectada ao computador, telefone ou tablet antes que as criptomoedas possam ser gastas.

As três carteiras de hardware mais populares são:

  • Ledger Nano S – leve, porém sólida. A Ledger Nano S é fácil de transportar em qualquer lugar graças ao seu formato USB. Possui uma tela pequena para validação de pagamentos e pode ser conectada a qualquer computador via USB.
  • KeepKey – seus ativos estão protegidos contra hackers e ladrões. Trabalha com o software da carteira no seu computador, assumindo o gerenciamento de criação das chaves privadas, armazenamento de chave privada e assinatura de transação.
  • Trezor – “a primeira e mais segura carteira” é muito respeitada pelos hodlers. A wallet permitirá que você armazene todos os seus tokens Ethereum, com algumas duas dúzias de moedas. À prova de água e como uma tela e gerenciador de senhas.

Carteiras de hardware são uma boa escolha se você busca segurança e um armazenamento prático e confiável. As carteiras mantêm as chaves privadas separadas dos dispositivos vulneráveis conectados à internet. Suas chaves privadas são mantidas em um ambiente offline seguro na carteira hardware, totalmente protegidas mesmo se o dispositivo estiver conectado a um computador infestado de malwares.

Não se preocupe com a sua carteira de hardware caso ela seja roubada, perdida ou danificada. Contanto que você tenha criado um código de backup secreto anteriormente

Carteiras Hardwares são uma forma fácil de armazenar criptomoedas com segurança, com uma instalação bem fácil. Recomendado para aqueles que querem Holdar alguma cripto, ou uma exchange que necessita guardar suas criptomoedas em um local seguro.

Hot

Hot Wallets funcionam em dispositivos conectados à internet como um computador, telefone celular ou tablet. As chaves privadas são códigos secretos. Como as carteiras geram suas chaves privadas em um dispositivo conectado à internet, essas chaves privadas não podem ser consideradas 100% seguras.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----
A segurança das Hot Wallets depende bastante de uma série de hábitos de utilização e de aplicações voltadas à segurança. Elas são naturalmente mais vulneráveis à roubos porque estão constantemente conectadas na internet. Logo, elas estão constantemente sob ameaça de ataques, mas manter pequenas quantias em Hot Wallets é razoavelmente seguro, porque os hackers não vão querer gastar energia para roubar pequenas quantias de dinheiro.
Por isso, não é muito seguro deixar suas criptos em exchanges, pois elas são alvos de ataque hacker devido às altas quantias que elas precisam deixar nas Hot Wallets. E se os hackers conseguirem essa invasão, você muito provavelmente irá perder seus fundos.
Fazendo uma comparação, as Hot Wallets são como uma Conta Corrente. É recomendado para pessoas que usam criptos com muita frequência.

Paper Wallets

Esse é o método mais seguro de proteger seus bitcoins, é comumente conhecido como paper wallets: carteiras físicas que podem ser feitas offline.

A principal novidade da tecnologia é permitir que as pessoas tenham poder sobre o seu dinheiro. Usando a ferramenta bitaddress.org é fácil criar carteiras de papel. Deixo aqui um tutorial do Gustavo Schiavon de Como criar uma Paper Wallet usando o Bitaddress.org.

Algumas Carteiras

Carteiras para criptomoedas

Iphone:

BLOCKCHAIN –  Visão detalhada das transações, facilidade na geração de novos endereços e confiança pelo nome.

Blockchain.info

Coin Pocket – Muito bonita e simples. Ao abrir sua carteira, os usuários encontram um menu com três opções: enviar, receber e configurações.

Coin Pocket

Aqui têm 6 apps para Iphone que são fraudulentos, então vale a pena a lida: 6 Carteiras Maliciosas Disponíveis na Apple Store.

Android:

Mycelium –  começou como uma equipe de engenheiros de hardware em 2008. Com o surgimento do Bitcoin, naturalmente a equipe se inclinou para a nova tecnologia promissora.

começou como uma equipe de engenheiros de hardware em 2008. Com o surgimento do Bitcoin, naturalmente a equipe se inclinou para a nova tecnologia promissora. 

Coinomi – Além de aceitar bitcoin, o app suporta cerca de 50 criptos e mais de 200 tokens.

Além de aceitar bitcoin, o app suporta cerca de 50 criptos e mais de 200 tokens.

Desktop:

Electrum – O foco é velocidade e simplicidade, com baixo uso de recursos. Usando servidores remotos que lidam com as partes mais complicadas do sistema Bitcoin e permite que você recupere sua carteira com uma seed.

O foco é velocidade e simplicidade, com baixo uso de recursos. Usando servidores remotos que lidam com as partes mais complicadas do sistema Bitcoin e permite que você recupere sua carteira com uma seed.

ArcBit – foi projetado para ser simples e fácil de usar, enquanto oferece aos usuários controle total sobre seu dinheiro. Ele oferece um recurso de armazenamento com carteira fria opcional com a capacidade de autorizar pagamentos offline para maior segurança.

ArcBit - foi projetado para ser simples e fácil de usar, enquanto oferece aos usuários controle total sobre seu dinheiro. Ele oferece um recurso de armazenamento com carteira fria opcional com a capacidade de autorizar pagamentos offline para maior segurança.

Para mais carteiras para todos os sistemas operacionais aconselho visitar o Bitcoin.org na sessão de Wallets, é muito completo, recomendo.

Aqui deixo uma lista com Carteiras que Permitem a Importação da Chave Privada.


Fontes: WatchCoins / Best Hardware Wallets to Keep your Coins Safe / Bitcoin & Cryptocoins — Dicas para iniciantes  / Qual a Melhor Carteira Bitcoin? O Guia Definitivo / Conheça as diferenças entre Hot wallet e Cold Wallet / Hot Wallet

Segurança e Liquidez para operar suas moedas digitais.
Baixe agora nosso aplicativo para iOS e Android
Siga também o nosso Instagram com análises diárias

Mantenha-se atualizado, siga no: Google News, Facebook, Twitter, Feedly, Flipboard, Telegram, Whatsapp, Instagram, ou receba por e-mail.