A Sui Network é uma plataforma blockchain de primeira camada voltada para Web3, onde é possível criar e jogar jogos baseados na tecnologia blockchain.
Ela é muito comparada com a Aptos, criada a partir do projeto de blockchain do Facebook, a Libra, que não foi para frente. Evan Cheng, ex-líder de pesquisa e desenvolvimento da carteira da Meta, agora é o CEO da Mysten Labs, a equipe responsável pelo desenvolvimento da Sui.
Ambos os projetos Aptos e Sui são criações de equipes que trabalharam para a Meta.
A Sui está crescendo rápido e vem sendo chamada até de Solana Killer. Só que o objetivo do projeto é mais focado em apoiar Web3 e NFT, enquanto a Solana se concentra em finanças descentralizadas (DeFi).
Entenda o que faz da Su única e qual é o seu propósito!
O que é a Sui Blockchain?
A Sui é uma blockchain de camada 1 criada para corrigir alguns problemas do Web3. Seus principais objetivos são reduzir o tempo necessário para realizar contratos inteligentes e revolucionar a tecnologia blockchain, tornando-a mais rápida e segura à medida que a Web3 se torna mais popular.
Dentro da plataforma Sui, é possível criar e jogar novos jogos de NFT de blockchain, como o Sui Monstars. A ideia é ser um espaço onde desenvolvedores possam criar jogos divertidos e interessantes sem precisar se preocupar muito com o código.
A plataforma Sui foi criada pela Mysten Labs. Os cinco fundadores do projeto são Evan Cheng, Sam Blackshear, Adeniyi Abiodun, George Danezis e Kostas Chalkias, que atuaram como executivos e arquitetos líderes do programa de carteira digital Novi, da Meta, em 2016.
Eles escolheram lançar um novo protocolo blockchain com o objetivo de resolver problemas de escalabilidade que afetam o setor cripto há anos.
Como funciona a Sui Blockchain?
São três componentes principais que permitem liquidez rápida e de baixo custo na blockchain Sui: a linguagem Move, o processamento paralelo de transações e o mecanismo de consenso Sui. Entenda o que são cada um deles:
Linguagem Move
A linguagem Move, mesma da Aptos, foi aprimorada para o Sui Blockchain e executa contratos inteligentes na rede. A Meta criou a linguagem Move, uma linguagem de programação baseada em Rust, para o seu empreendimento de blockchain, Diem, que foi descontinuado.
O Move da Sui é uma linguagem de bytecode, que impede gastos duplos e faz dela uma das plataformas de contrato inteligente mais seguras. Foi criado para corrigir a incapacidade do Solidity de representar de forma confiável ativos de blockchain.
Os contratos inteligentes da Sui são objetos programáveis, ao contrário da maioria das redes blockchain. Esses objetos podem ser compartilhados ou de propriedade, mutáveis ou imutáveis. Objetos de usuário único podem ser verificados instantaneamente.
Execução de Múltiplas Transações
A execução paralela de transações é uma grande inovação da Sui. Outras plataformas de contrato inteligente executam transações na ordem de recebimento. Isso diminui a velocidade das transações.
A blockchain Sui realiza transações em paralelo, e transações simples não precisam de consenso, fazendo com que o registro de informações na rede seja quase instantâneo. A blockchain do Ethereum, por exemplo, pode processar 15 TPS no máximo, enquanto os testes da rede Sui processaram 120.000 transações por segundo.
Motor de Consenso
Em agosto de 2022, a Sui mudou seu algoritmo de consenso padrão de Tusk e Narwhal para Bullshark.
A mudança reduziu a latência e permitiu que validadores mais lentos contribuíssem para o projeto.
Em resumo, o Narwhal atua como um mempool para garantir que os dados de consenso estejam disponíveis, enquanto o Bullshark (ou Tusk) estabelece o padrão para organizar a leitura pelo motor de consenso.
Sui tem uma moeda?
Sim. A criptomoeda nativa da Sui Blockchain é a SUI. Para diferenciar a rede da moeda, o nome do token, SUI, é sempre em minúsculo. A SUI é útil e tem muitas vantagens.
Primeiro, você pode usá-la para fazer apostas na plataforma e pagar taxas de gás para transações na rede da Sui. Também pode ser vendido como um ativo líquido. Todas as pessoas que possuem tokens SUI tem poder de governança, e podem votar nos processos de mudança da rede.
O token SUI está em fase de lançamento, junto com a própria plataforma Sui, que inicia em 4 de maio de 2023. O projeto está oferecendo um Airdrop do token, uma distribuição inicial voltada para dois grupos: membros da comunidade pré-selecionados e público geral.
O token tem um limite máximo de 10 bilhões de moedas, das quais algumas serão distribuídas no início e o restante ao longo do tempo, de acordo com o que a Fundação Sui definir.
No lançamento, 50% irá para a Reserva da Comunidade, voltada para subsídios de validadores, pesquisa e desenvolvimento. 20% irá para os primeiros contribuintes do projeto, 14% para investidores, 10% para o tesouro da Mysten Labs e 6% para o Programa de Acesso à Comunidade (CAP) e testadores de aplicativos.
Qual é o preço da SUI?
O valor de lançamento definido para o público geral pela equipe da SUI Network é de US$ 0,10. No entanto, como está em fase de lançamento, não é possível dizer qual será o seu preço de mercado no futuro.
Onde e como comprar SUI?
Quatro exchanges de cripto estão participando da venda inicial do SUI. São elas:
Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o blog da Digitra.com para aprender sobre criptomoedas e ficar por dentro de novidades do mercado.