Um dos principais representantes do universo cripto visitou o Brasil pela primeira vez nesta semana. Vitalik Buterin, líder e cofundador do Ethereum, participou da quarta edição da ETH Latam, que ocorre de 6 a 9 de novembro de 2025 no State Innovation Center, em São Paulo.
Buterin fez uma apresentação no primeiro dia do ETH Latam, em 6 de novembro, em uma palestra voltada para desenvolvedores do ecossistema Ethereum, na qual falou sobre privacidade, um assunto da maior importância no meio cripto, e de como Ethereum é um elemento pioneiro nesse tópico.
“A privacidade é um benefício concreto que muitas vezes é tratado, de forma equivocada, como uma justificativa das pessoas. Mas, na verdade, é algo muito importante: um direito humano essencial. E é algo que finalmente conseguimos implementar no mundo atual. Por isso, acredito que devemos fazê-lo“, disse Buterin, para um público estimado em 300 pessoas.
Segundo Buterin, o maior desafio hoje é oferecer uma boa experiência de usuário para um mundo em que as transações privadas são a norma, e não a exceção. No entanto, ele pontua que há diferentes projetos em curso ou já lançados no ecossistema Ethereum que buscam responder a essa questão.
“Vamos continuar desenvolvendo em direção a uma experiência Ethereum totalmente privada e de alta qualidade“, finalizou.
Vitalik Buterin nasceu na Rússia e mudou-se aos seis anos com a família para o Canadá, tornando-se cidadão canadense. Ele é programador e escritor, e é considerado uma figura fundamental na trajetória do Ethereum rumo a um futuro escalável e descentralizado. Ele também colaborou ativamente com o Bitcoin em seus primeiros anos de existência, passando, em seguida, a se dedicar ao que se tornou o Ethereum.
Outras atrações do evento
Além do cocriador da Ethereum, a ETH Latam terá diversos desenvolvedores, empreendedores, profissionais e entusiastas de blockchain de toda a América Latina, com uma expectativa de público de cerca de 2.500 participantes. Um desses participantes é Tomasz Stańczak, diretor-executivo da Fundação Ethereum.
Os dois primeiros dias (6 e 7) de ETH Latam foram dedicados ao Real World Ethereum Hackathon, desafio que reunirá builders de toda a América Latina para desenvolver soluções práticas e casos de uso reais baseados em Ethereum.
No terceiro dia (8), a programação inclui workshops e painéis temáticos, abordando desde infraestrutura e segurança até DeFi, stablecoins, payments e identidade digital e o papel da inteligência artificial no ecossistema. Para encerrar, no dia 9, acontecem o primeiro SheFi Brazil Summit, iniciativa dedicada a incentivar a participação de mais mulheres no mercado de blockchain, e também o Arbitrum Day Chapter Brazil.
Os ingressos estão disponíveis para venda na plataforma Sympla.
Sobre a ETH Latam
A ETH Latam é a principal conferência de Ethereum da América Latina, dedicada a promover a educação em blockchain, aplicações no mundo real e o desenvolvimento do ecossistema.
Organizado pela própria ETH Latam em parceria com ETH Samba, ETH Floripa, Modular Crypto, Nouns House BR e TokenNation e uma rede de comunidades locais, o evento é um esforço colaborativo que busca conectar o ecossistema Web3 a outros setores que podem se beneficiar das tecnologias descentralizadas — como finanças, governo, educação, empreendedorismo e o setor corporativo.
A conferência conta com parceiros como ABToken, ABCripto, Blockchain.RIO, Balancer e o parceiro educacional Pok, reforçando seu compromisso com a formação e o fortalecimento da comunidade de builders e entusiastas Web3 na região.
A ETH Latam incentiva a criação de novas aplicações, promove a adoção por novos usuários e se consolida como um dos principais pontos de encontro para líderes de tecnologia, formuladores de políticas públicas, fundadores, instituições e educadores de toda a região.