Economistas e Governos sobre Criptomoedas

Analisando o discurso de vários Economistas de renome mundial ou mesmo de Governos sobre Criptomoedas, temos a impressão de que eles realmente entendem vários assuntos, porém a realidade pode não ser bem essa.

Economistas e Criptomoedas

Um dos maiores economistas e investidores do mundo, Warren Buffet já disse recentemente que as criptomoedas eram um grande problema e provavelmente acabariam de uma forma ruim.

O maior problema da sua afirmação, é que posteriormente alertou que não conhecia a tecnologia, como muitos no mundo, mas somente analisou do aspecto de um investimento e enalteceu o aspecto especulatório do Bitcoin e criptomoedas em geral.

Lembrando que o mesmo se arrepende de não ter investido em empresas como Google e Amazon, ou seja, seria ele um especialista em tecnologias?

Não quero desmerecer aqui o seu trabalho, que é amplamente reconhecido no mundo, somente ponderar o discurso sem uma base fundamentalista concreta, a respeito da criptografia e internet, que creio ser pontos de extrema relevância ao avaliar esse mercado.

Uma das maiores provas de que investidores tradicionais não conhecem todas as peculiaridades dos investimentos, é o caso do CEO Bill Ackman com a Empresa Valeant.

Em meados de 2015, Bill Ackman foi inclusive apelidado pela Revista Forbes de “Baby Buffett“, em uma alusão ao seu potencial no mundo dos investimentos e fundos de hedge.

Porém, o mesmo errou feio na sua avaliação sobre os aspectos fundamentalistas da empresa, e teve enormes prejuízos com o caso acima de mais de USD 4 bilhões.

Para conhecer mais detalhes deste acontecimento, há na Netflix um documentário chamado “Na Rota do Dinheiro Sujo“, do qual trata este caso de uma perspectiva interessante, no Episódio 3.

A relação entre economistas e as suas visões de investimentos são afetadas pelas suas experiências e crenças, positiva ou negativamente, de forma que muitos podem emitir notas enviesadas para quem os acompanha em muitos casos.

O mercado das criptomoedas é um mercado novo e qualquer opinião sobre o mesmo ainda carece de grandes fontes e fundamentos, e obviamente isso é um risco ao mesmo, mas também uma oportunidade, na medida em que muitos profissionais podem fazer a sua carreira com a análise do mesmo de uma forma correta.

Governos e Criptomoedas

Um outro quesito que gostaria de destacar é a opinião dos governos sobre o mercado, um fato que causa polêmicas e que agora anda sendo destaque até em reuniões do G20.

Para somar as polêmicas sobre este tema, o Japão que é um dos primeiros do mundo a reconhecer o Bitcoin como um meio de pagamento, emitiu uma nota contra as criptomoedas de transações privadas, parcialmente privadas ou totalmente privadas, como Monero, Zcash e Dash.

A ideia do Satoshi Nakamoto coloca a prova todas as teorias criadas, pois o mundo ainda está para conhecer todo o potencial dessa tecnologia.

Deixo aqui um filme que está disponível na Netflix e também na web de forma geral, para que acompanhem a corrupção mundial no cenário financeiro e Bancos, chamado “A Grande Aposta“. Veja o trailer legendado abaixo:

 

 

Resumo da Ópera

O detalhe que estes atores do sistema financeiro tradicional não compreenderam ainda, é que o seu papel, que já é duvidoso no modelo vigente, está sendo colocado a parte na nova economia descentralizada, uma vez que os estudos atuais deverão ser iniciados com cautela e muitos testes.

Os fuds gerados por pessoas tradicionais de sistemas centralizados, afetam até o ponto em que deixamos a sua opinião ultrapassada chegar a nova realidade que estamos discutindo. Muitos sequer compreendem o que é a internet e o seu poder na comunicação.

A perseguição de países a criptografia é longa, e o Movimento Cypherpunk se opõe justamente a isso, pois a privacidade é um direito básico na Era da Informação.

Portanto, destaco aqui a minha opinião pessoal de que, ao escutar economistas ou especialistas “renomados”, ou mesmo governos, que escute com atenção e identifique a essência das suas falas, além de observar pontos realmente relevantes. Afinal, ainda não temos um grande especialista em criptomoedas, renomado mundialmente ao estilo “Warren Buffett”, no geral são apostas vagas sem base teórica.