Os 3 gráficos que os bancos querem esconder de você

Siga no
Gráficos de ações listadas em bolsa de valores
Gráficos de ações - Reprodução

A indústria de fundos de investimento no Brasil possui R$ 6 trilhões de patrimônio. Você não leu errado, trilhões mesmo. Além da bocada nas taxas de administração, os bancos de investimento e corretoras faturam alto com operações de fusão e aquisição, corretagem, e ofertas públicas.

Isso sem contar o pessoal da Empiricus e influencers que vendem cursos e sonhos para a população, que na sua maioria, não é profissional de mercado. Para esses abutres, é fácil enganar gestores de empresas, médicos, advogados, engenheiros e cientistas.

Afinal, são verbas milionárias para publicidade, pagas pelos próprios clientes incautos.

Ações brasileiras tiveram o pior desempenho global

Ao analisarmos o retorno em dólar do mercado acionário brasileiro, o resultado foi um desastre. Parte se dá por causa do câmbio, que desvalorizou 31%, mas a verdade é que excluindo as 4 ações que se beneficiam da alta do dólar (Suzano, WEG, CSN e Vale) o resultado é catastrófico.

Ibovespa (em dólar) vs 100 maiores empresas globais
Ibovespa (em dólar) vs 100 maiores empresas globais

Acima temos o Ibovespa (em dólar) cedendo 10%, enquanto o ETF (cesta) das 100 maiores empresas globais subiu 67% no período. Arredondando, é 7 x 1.

Ah! Em relação ao indicador inflacionário IGP-M, a perda foi de 11%.

PS: Os gestores vão alegar que alguns conseguem superar esse retorno, mas tenha certeza que esses não representam nem 20% do patrimônio da indústria doméstica.

A carteira de dividendos perde para inflação

Outro grande engodo praticado pela indústria financeira são as ações pagadoras de dividendos. Tradicionalmente, as empresas mais estabelecidas são grandes geradoras de caixa.

Desse modo, conseguem distribuir seus lucros de forma regular.

icatu vanguarda Dividendos FIA vs IMA-B
icatu vanguarda Dividendos FIA vs IMA-B

Ao compararmos o desempenho desses fundos com as aplicações de renda fixa indexadas a inflação, o resultado é desapontador.

Ou seja, mesmo considerando os dividendos pagos, o retorno desse conjunto de ações não apresentou ganho algum. Se utilizarmos o IGP-M, a perda foi de 19% no período.

Renda fixa na realidade é “perda fixa”

Os fundos de renda fixa, na sua maioria, compram papéis muito similares ao Tesouro Direto. Como a maioria não pode operar alavancado, o retorno deles dificilmente desvia muito da média.

Se fosse tão fácil acertar quais papéis vão ‘performar’ melhor (pré-fixados, longo-prazo, pós-fixados), estas instituições iriam viver disso. Na realidade, sabemos que seu ganha-pão são comissões e taxas do povo que não sabe fazer conta.

IGP-M
IGP-M

Mais uma vez, o campeão foi… a inflação. Quem alocou nesses fundos de renda-fixa famosos, com mais de R$ 1 bilhão sob gestão cada, perdeu 18% do poder de compra no período.

Parabéns!

Dólar e inflação como comparativo

Sabemos que esses gestores vão dar milhões de desculpas, dizer que dólar e IGP-M não são indicadores “justos”, blá blá blá.

Esse choro de perdedor é história pra continuar enganando trouxas.

Não caia nesta!

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Pessoa presa e segurando Bitcoin criptomoeda

Seis vereadores no Rio são presos por corrupção envolvendo criptomoedas

Nesta quinta-feira (5), seis vereadores do município de Carmo (RJ) foram presos em um esquema de corrupção e propina envolvendo até criptomoedas. A terceira...
Programação de Bitcoin código

Curso para programadores de Bitcoin ensina Taproot com Python

Um curso para programadores de Bitcoin que querem aprender mais sobre o Taproot e assinaturas Schnorr foi disponibilizado no GitHub, com classes e métodos...
Viatura da Receita Federal em Operação Mercador de Ilusões líder preso golpe bitcoin

Líder de golpe com Bitcoin é preso no Sul de Minas Gerais

O MPMG deflagrou a 'Operação Mercador de Ilusões' na manhã desta quinta-feira (5) contra uma empresa que prometia rendimentos com Bitcoin. Foram cumpridos cinco...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias