De acordo com um relatório publicado pela gestora de fundos de hedge, Pantera Capital, o Paypal “comprou” pelo menos 70% de todos Bitcoins minerados nos últimos 30 dias. Junto com a Square, as duas empresas estão “comprando 100% de todos os bitcoins recém criados (virgens)”.
A rede do Bitcoin emite novas moedas digitais de forma fixa e predeterminada a cada 10 minutos, desde o último halving, apenas 6,25 novos BTCs são criados. A tese da Pantera Capital gira em torno de uma compreensão do lado da oferta de mercado da moeda digital.
“O PayPal e o Cash App (Square) já estão comprando mais de 100% de todos os bitcoins recém-emitidos.”, diz a empresa.
“Quando outras instituições financeiras maiores seguirem o exemplo do PayPal, a escassez de oferta se tornará ainda mais desequilibrada. A única maneira de se equilibrar a oferta e a demanda é por um preço mais alto”, diz a empresa.
A ideia é que à medida que a oferta de Bitcoin diminui, a demanda aumenta – levando a uma valorização do preço.
O aumento no volume do Itbit implica que em quatro semanas de lançamento, o Paypal já está comprando quase 70% da nova oferta de bitcoins.
Alta de 2020 é mais sustentável que em 2017
A gestora de fundos hedge disse também que a demanda por Bitcoins no Paypal explodiu. Citando o fato de a comunidade Bitcoin se orgulhar de ter crescido para 100 milhões de usuários em doze anos, ela lembrou que o PayPal tem 300 milhões de usuários ativos, fazendo com que a nova alta e demanda da moeda digital seja muito mais sustentável do que em 2017.
A empresa também comparou a alta de preço atual com a de 2017 e disse que não há exagero, citando a métrica do Google: “A pesquisa pelo termo ‘bitcoin’ no Google não indica uma “bolha”.
“Nas bolhas de 2013 e 2017, as buscas do Google foram um indicador importante do mercado. Atualmente as pesquisas no Google por “bitcoin” não mudaram muito. Não parece superestimado.”
A Pantera Capital é uma empresa que oferece a instituições e pessoas de alto patrimônio acesso rápido a grandes quantidades de Bitcoin (OTC). O relatório foi disponibilizado para o mercado e pode ser lido aqui.