Notícias

Pequeno país da Oceania bane serviços de criptomoedas

Share

O Banco Central de Fiji anunciou nesta sexta-feira (5) que está proibindo serviços de criptomoedas de operarem no país. A ordem entrou em vigor no último sábado (30).

Localizado na Oceania, próximo à Austrália e Nova Zelândia, Fiji possui 926 mil habitantes espalhados entre 322 ilhas de seu arquipélago e o turismo é uma de suas principais fontes de receita.

Quem desobedecer à ordem pode enfrentar uma multa de 1 milhão de dólares fijianos (FJD), equivalente a R$ 2,4 milhões, ou uma pena de prisão que pode chegar a 14 anos.

Banco Central de Fiji bane serviços de criptomoedas

O Banco Central de Fiji não explicou os motivos por trás do banimento de empresas que fornecem serviços de criptomoedas.

Dados do Trading Economics mostram que o país registrou uma inflação anual negativa de 2,1% no relatório de agosto. Antes disso, em meados de 2024, chegou a registrar um pico de 7,1%.

Portanto, é possível que a decisão tenha sido tomada para blindar o poder de compra de sua moeda local, o FJD, principalmente por ser um país turístico.

Inflação em Fiji mostra bastante volatilidade. Fonte: Trading Economics.

Segundo o comunicado do Banco Central de Fiji, cidadãos e empresas estão proibidos de:

  • Exercer a atividade de prestador de serviços de ativos virtuais (VASP) em Fiji
  • Alegar exercer a atividade de prestador de serviços de ativos virtuais em Fiji
  • Apresentar-se como exercendo a atividade de prestador de serviços de ativos virtuais em Fiji
  • Comercializar, anunciar, realizar ou aceitar pagamentos e liquidações, fornecer suporte técnico ou outros serviços, relacionados à atividade de prestador de serviços de ativos virtuais, a residentes de Fiji.

“Qualquer pessoa física ou jurídica que viole a seção 22(2) da Lei do RBF (Banco Central de Fiji) comete uma infração e está sujeita, em caso de condenação, a uma multa de até 1.000.000 dólares de fiji ou a uma pena de prisão de até 14 anos.”

Nota do Banco Central de Fiji sobre banimento de serviços de criptomoedas no país. Fonte: Reprodução.

A postura chama atenção principalmente porque seus países vizinhos possuem políticas mais flexíveis. Como exemplo, a Nova Zelândia permite desde 2019 pagamentos de salários em Bitcoin, já a Austrália realiza ações somente contra golpes.

Ganhe até R$ 500 em Bitcoin! Crie sua conta na: OKX.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK