Pessoas não vão se afastar do dólar, mas querem criptomoedas, afirma Vitalik

Visão de um dos fundadores da Ethereum é que as criptomoedas precisam se ajustar a nova realidade financeira!

Siga no
Vitalik Buterin
Vitalik Buterin

Um dos fundadores da Ethereum compartilhou sua visão sobre dinheiro e finanças pelo seu Twitter na última terça (02). De acordo com Vitalik Buterin, as pessoas não vão se afastar do dólar neste momento de crise, mas querem entrar nas criptomoedas, afirmou.

Além disso, o momento é de adaptação a nova realidade das finanças, uma vez que apenas modificar o dinheiro não é mais importante quanto era em 2008. Em relação à crise de 2020, Vitalik acredita que o momento é sério devido à pandemia do novo coronavírus.

Na visão de Vitalik, muito desenvolvimento tem sido feito pela comunidade de criptomoedas, principalmente após 2016. Dessa forma, é natural que o espaço esteja repleto de inovação, mas não podemos subestimar o futuro das finanças no mundo e o olhar atento para inovações deve estar presente.

Olho com Bitcoin
Olho com Bitcoin

Vitalik Buterin afirmou que as pessoas não vão se afastar do dólar ainda, mas desejam entrar no espaço das criptomoedas

As criptomoedas certamente passam por um grande desenvolvimento nos últimos anos, principalmente após a criação do Bitcoin. Ainda que o conceito de criptomoedas e blockchain existisse na década de 90, Satoshi Nakamoto ao criar o Bitcoin foi o primeiro a criar uma tecnologia que realmente funcionasse, em 2009.

Em uma thread no Twitter, Vitalik Buterin, um dos fundadores da Ethereum, compartilhou sua visão de futuro do dinheiro. Para ele, a função das finanças em 2020 é muito menos importante que em 2008, ano da última grande crise.

Naquele episódio, apontou Vitalik, a crise foi causada pelo mau comportamento dos bancos e governos. Todo esse problema gerou o Bitcoin, que nasceu em meio a um apuro financeiro. Em 2020, contudo, o cenário é afetado por uma crise epidemiológica, que afeta de uma forma diferente a conduta dos mercados.

Coronavirus e Quarentena
Coronavirus e Quarentena

Vitalik observou que mesmo com alta impressão de dinheiro por bancos centrais, a inflação não tem saído do controle. Ou seja, a inflação estaria controlada ou até caindo, na contramão do que era acreditado em uma impressão de dinheiro em massa.

Além disso, o Bitcoin encontrou na crise do novo coronavírus uma correlação com os mercados tradicionais. Dessa forma, Vitalik apontou que “não é que o Bitcoin não seja uma proteção dos mercados, mas é necessário ajustar as narrativas“.

Mercado das criptomoedas deve se ajustar a nova realidade

Em sua conclusão, Vitalik Buterin apontou que as finanças são menos importantes em 2020 do que eram na década passada. Ou seja, a narrativa das criptomoedas deverá se ajustar a nova realidade, e mais inovação deve vir do setor.

Neste ponto, lembrou que a Ethereum hoje tem o desenvolvimento de mais inovações além das finanças. A criação de uma rede descentralizada para publicações e comunicação, governança distribuída (DAO), entre outros, são importantes trabalhos que Vitalik acredita que seja necessário neste momento.

Neste ponto, o entusiasta das criptomoedas lembrou que as pessoas não querem se afastar do dólar neste momento de crise. Contudo, Vitalik vê potencial nas stablecoins, que normalmente são criptomoedas lastreadas em dólar como, por exemplo, o Tether (USDT).

“Dentro do espaço dos aplicativos financeiros, eu diria que o sucesso das stablecoins mostraram que as pessoas não querem se afastar do dólar agora, mas entrar nas criptomoedas de uma forma onde elas têm mais o que fazer com o dinheiro delas. Isso é uma liberdade de saída”, destacou Vitalik

Dólar trocando de mãos
Dólar trocando de mãos

Buterin lembrou que o acesso às finanças ainda é marginalizado, e as criptomoedas vão ajudar as pessoas a entrar no sistema financeiro. Contudo, ponderou que a reforma do dinheiro não é o suficiente, e a comunidade de criptomoedas deve estar atenta para se ajustar a novas realidades.

Muitas velhas ideologias estão morrendo e muitas novas estão nascendo

Ethereum é uma das principais criptomoedas a valorizar em 2020

O preço da Ethereum hoje está cotado em dólar a U$ 239 por unidade, ou R$ 1204, após um bom ano. Em 2020, cabe o destaque que a moeda ETH já valorizou pelo menos 81%, superando até o Bitcoin que valoriza 33% no mesmo período.

As inovações da Ethereum têm sido recebidas pela comunidade com ânimo, e nos últimos dias a OmiseGO anunciou avanços com a segunda camada da Ethereum. Ou seja, o que Vitalik vê de potencial nas criptomoedas, além da parceria com o dólar Tether, está acontecendo em ritmo acelerado.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Homem perde R$ 3.6 milhões em Bitcoin após tentar usar mixer

Um usuário do fórum bitcointalk publicou uma postagem onde relata a perda de 13 bitcoins após tentar usar um mixer. Ele afirma que perdeu...

Golpistas e criptomoedas deveriam “arrumar um quarto”, diz Elon Musk

Os olhos do criptomercado estão focados no perfil de Elon Musk no Twitter, para muitos o magnata que é fundador e CEO Tesla e...

Escolhido de Biden à SEC diz que vai promover inovação das criptomoedas

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Golpistas e criptomoedas deveriam “arrumar um quarto”, diz Elon Musk

Os olhos do criptomercado estão focados no perfil de Elon Musk no Twitter, para muitos o magnata que é fundador e CEO Tesla e...

Escolhido de Biden à SEC diz que vai promover inovação das criptomoedas

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos...

CBOE aumenta pressão por ETF de Bitcoin na SEC

A CBOE abriu a porta da SEC com o pé - metaforicamente falando - e jogou na mesa um documento de 102 páginas que...

Futuro do Ethereum é muito mais incerto que do Bitcoin, diz Antonopoulos

O futuro do Ethereum é uma tela em branco, em comparação com o Bitcoin, disse o especialista veterano, Andreas Antonopoulos, em uma entrevista para...

Michael Burry: Bitcoin é uma bolha especulativa com mais riscos que oportunidades

Atualmente existem muitos touros do Bitcoin evangelizando a moeda digital como uma forma de reserva de valor e como o futuro do dinheiro. Alguns,...