Após a notícia de que a maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, irá suspender as negociações com XRP, a moeda desvalorizou 30% e o ativo digital caiu para menos de $ 0,20. A capitalização total de mercado da moeda caiu mais de um bilhão de dólares, fazendo o ativo cair para o quinto lugar, sendo ultrapassada pela Litecoin.
A situação que afeta milhares de investidores da XRP fez o respeitado crítico do Bitcoin, Peter Schiff, sair da toca e reforçar o fato. Ele publicou um tuite dizendo que a XRP perdeu quase 70% de sua capitalização de mercado depois que a SEC processou a Ripple.
O renomado economista trouxe uma questão para toda comunidade de criptomoedas, se a XRP caiu 70% com a decisão da SEC, o que acontecerá com o Bitcoin se a agência reguladora o declarar como um título?.
“Ripple caiu abaixo de 20 centavos, apesar de ter sido negociada acima de 60 centavos este mês. Quase 70% de sua capitalização de mercado evaporou em menos de um mês apenas por causa da afirmação da SEC de que se trata de um título. O que acontecerá com o preço do bitcoin se a SEC declarar que ele é um título?”
#Ripple just ripped below 20 cents. It traded above 60 cents earlier this month. Almost 70% of its market cap gets erased in less than a month based solely on the SEC's allegation that it's a security. What happens to the price of #Bitcoin if the SEC alleges that it's a security?
— Peter Schiff (@PeterSchiff) December 29, 2020
Além de ser um dos maiores críticos do Bitcoin e de todas as outras criptomoedas, Peter Schiff é Economista e estrategista de investimentos. Ele é um dos poucos economistas e profissionais de investimento amplamente reconhecidos por alertar com precisão sobre a crise financeira de 2008 antes de ela começar.
Sua fama aumentou depois de seus comentários vigorosos sobre o mercado de ações dos Estados Unidos, os problemas com a economia do país, a bolha no mercado imobiliário, o valor do ouro, as “falácias das criptomoedas” e a potencial fraqueza do dólar dos Estados Unidos.
Shiff é um forte defensor da economia de mercado livre e é conhecido por sua defesa de mercados emergentes e investimentos focados em commodities. Ele já foi citado centenas de vezes nos principais sites de notícias do mundo, incluindo The Wall Street Journal, Financial Times, The New York Times, e The Washington Post.
Apesar de ser um respeitado economista e ter uma opinião que merece ser ouvida, Shiff, está errado. A SEC já entendeu que o Bitcoin é descentralizado e portanto, não é um título.
Além disso, cada vez que um regulador tenta controlar ou centralizar o Bitcoin, a moeda fica mais forte.