A Chevron, uma das maiores empresas petroleiras do mundo, está entrando no metaverso das criptomoedas. Em sua aplicação, a empresa mostra seu desejo em vender itens como lubrificantes e gasolina virtual através de NFTs.
No pedido de patente encontrado no site USPTO, do governo dos EUA, é possível encontrar as intenções da petroleira, destacamos parte do texto abaixo. Portanto, caso a ideia vire uma moda, possivelmente jogadores precisarão pagar para se locomover também em mundos virtuais.
“Produtos virtuais descarregáveis, nomeadamente produtos de lojas de conveniência, gasolina, combustível, lubrificantes e produtos de energia renovável para uso online e em mundos virtuais online”
Seguindo, o texto aponta que tais itens utilizarão a tecnologia dos tokens não-fungíveis (NFT). Conforme não dita em qual metaverso deseja operar, é possível que seus produtos possam ser utilizados em diversos mundos virtuais.
Gasolina no mundo virtual
Embora a ideia de vender gasolina virtual pareça brincadeira, vale notar que diversas marcas famosas já estão apostando no metaverso tanto para marketing quanto na própria venda de tais produtos virtuais.
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Como exemplo, podemos citar a Adidas e a Nike, duas das maiores empresas do setor de calçados. Além disso, a venda de um iate virtual por R$ 3,7 milhões também mostra o potencial deste mercado.
Falando em iates, é notável que eles precisam de combustível para funcionar. Portanto, a entrada da petroleira Chevron pode adicionar mais esta característica do mundo real nestes metaversos.
O grande problema é que o preço de combustíveis, tanto gasolina quanto diesel, está em alta nas últimas semanas, o que levanta questões sobre qual será o seu custo em mundos virtuais. Contudo, isso não deve ser problema para quem pagou R$ 3,7 milhões no iate citado acima.
Mais patentes da Chevron
Além de querer vender gasolina virtual no metaverso, a Chevron também está querendo oferecer colecionáveis digitais a seus clientes. Embora não especifique seu uso, é notável que tais itens podem ser usados como recompensa pela fidelidade de seus clientes tanto no mundo real quanto em virtuais.
“Cripto-colecionáveis e tokens de aplicativos usados e transferidos em software como serviço”
Por enquanto o pedido de patente, enviado no dia 2 de março deste ano, está esperando por análise. Contudo, é provável que seja aceito e que em breve precisaremos pagar por gasolina virtual em alguns jogos.