piedpipercoin

Silicon Valley é uma série da HBO que conta a história de 6 programadores no Vale do Silício tentando construir uma startup chamada Pied Piper. Inicialmente a startup é focada em um algoritmo revolucionário de compressão mas com o passar do tempo a missão e projeto vão se alterando, isso é, a startup começa com foco em compactação de dados, se torna uma startup de chamadas de vídeo, e agora, na última temporada, está trabalhando em uma internet descentralizada.

A série conta uma história fictícia mas narra eventos inspirados em casos reais do Vale do Silício, ela é uma comédia que mostra toda dificuldade e desafios que a equipe tem que enfrentar para alcançar o sucesso. Dentre todos os problemas vividos pelos programadores é possível destacar: Espionagem industrial, roubo de informações, processos legais e o principal, a busca incansável por financiamento.

Poster Pied Piper
Poster Pied Piper. Imagem: HBO

Um detalhe interessante da série é que eles estão inicialmente em busca de investidores, mas quando o aporte financeiro chega, novos problemas surgem, afinal, agora existe um investidor com um percentual da empresa pronto para determinar os caminhos que a startup deve seguir para não perder seu investimento.

Finalmente, na quinta temporada uma ideia surge, a startup está trabalhando em uma internet totalmente nova, descentralizada e com uma equipe muito maior, é necessário dinheiro para que o projeto siga em frente e um dos programadores dá a ideia de se criar uma ICO para captar os recursos necessários ao invés de aceitar dinheiro de investidores.

As ofertas iniciais de moedas (ICO) podem ser consideradas como uma forma alternativa de financiamento coletivo(crowdfunding). Este modelo tem ajudado muitas startups e empresas a obter financiamento necessário para iniciar seus negócios. Em 2018, até agora, quase US $7 bilhões já foram arrecadados através de ICOs em todo mundo.

A série trata o tema com bastante cautela e consegue mostrar o assunto até para pessoas que nunca ouviram sobre criptomoedas. Os episódios relativos mostram a criação da moeda, a valorização com entrada de novos investidores e dedica um tempo para um ataque de 51% que acontece na PiedPiperCoin pelos principais concorrentes da startup.

Veja abaixo um trailer do episódio. (Ative as legendas em português).

PiedPiperCoin na vida real

A PiedPiperCoin da série Silicon Valley saiu para o mundo real mas não é a mesma moeda, um projeto foi criado e anunciado no Bitcoin talk e não tem nenhuma relação com a HBO ou com executivos da série (Exceto pelo nome).

PiedpiperCoin(PPI) é administrada por um perfil do twitter que se apresenta “pedindo ajuda, para ajuda-lo a se ajudar”, a figura é excêntrica e tudo é levado em tom de ironia.

Admin Piedpiper coin
Admin Piedpiper coin

A ideia do projeto é cômica e se transformou em um MEME viral, e de valor, assim como aconteceu com a Dogecoin, curiosamente a moeda está sendo negociada por US $0.50 em algumas exchanges, um valor mais alto que diversas altcoins conhecidas como XLM US $0.30, BAT US $0.29, NEM US $0.26, ADA US $ 0.22 entre outras.

Valor PPI
Valor PPI. Imagem: Coingecko

Dados do site CoinGecko mostram que a criptomoeda movimentou US $8 mil dólares nas últimas 24 horas em duas exchanges que permitem a negociação do par PPI por Ethereum. O site oficial exibe 4 exchanges que a criptomoeda pode ser negociada.

Marketcap PPI . Imagem: Coingecko

O projeto é sempre descrito com tom de brincadeira, para começar, o anúncio oficial no Bitcoin talk aponta para o programa de referência da Tesla. O Whitepaper só tem uma página e revela a verdadeira intenção do desenvolvedor:

“Desde a Doge nenhuma moeda ganhou tanta adoração e interesse quanto Pied Piper Coin ($ PPI). Nós decidimos fazer uma moeda? Não, claro que não. Nós tivemos uma ideia, ela se transformou em algo real e nós estamos nessa desde então. Nós temos uma filosofia completamente transparente e sem ganância. Nós abraçamos os princípios básicos de Satoshi, a descentralização em todos os aspectos possíveis. Diz o Whitepaper.

O site oficial da piedpipercoin faz grandes elogios ao projeto e a compara com outras criptomoedas no mercado, abaixo uma lista das vantagens listadas no site:

  • “A próxima grande invenção desde o bitcoin”;
  • “Desenvolvedor Anônimo”;
  • “Moeda escassa, diferente de Ripple”;
  • “Comunidade satânica”;
  • “Velocidade relâmpago”;
Vantagens da piedpiper.
Vantagens da piedpiper. Imagem Pieppiper.io

O Projeto chama atenção também por ter propostas semelhantes a quase qualquer outra criptomoeda no mercado, o site é padrão, os textos são padrões e o design possui “coisas flutuantes” para impressionar o visitante.

O planejamento da moeda segue o tom de ironia e é repleto de textos comuns de varias moedas ditas sérias no mercado atual:

  • Primeiro trimestre 2018: Bombardear o twitter, pagando as pessoas para fazer isso também, entrar em exchanges, realizar pumps, fazer parceiras com a Bitconnect, Charlie Lee e Michael Suppo. Parceira com Satoshi Nakamoto em andamento.
  • Segundo trimestre 2018: Talvez lançar o produto, ao invés disso, lançar segwit, integração de lighting network, plasma, casper, sharding e muitas outras palavras que ninguém conhece.
  • Terceiro trimestre 2018: Realizar 8 forks (Octopipers) na moeda com a ajuda de Rhett Creghton. Criar masternodes, cross-chain e swaps atômicos.
  • Quarto trismestre 2018: O projeto poderia ser finalizado, mas vamos pegar nosso Tesla pra Lua, cortesia de Elon Musk.

Percebe-se aqui que a PPI nasceu semelhante a Dogecoin, uma criptomoeda em forma de MEME para brincar com o cenário atual das criptomoedas onde se criam projetos a todo instante sem nenhum propósito ou utilidade.

Anuncio Pied Piper Coin Bitcoin Talk
Anuncio Pied Piper Coin Bitcoin Talk

Algumas empresas e pessoas influentes no mercado entraram na brincadeira, a fabricante de Hardware Wallets TREZOR anunciou que seria a primeira a ter suporte a PPI.

Trezor PiedPipercoin
Trezor anunciou suporte a PiedPipercoin. Imagem: BTT

A Peercoin, uma criptomoeda com 5 anos de vida que já possuia o ticker PPC comunicou por meio do twitter que várias criptomoedas já haviam realizado fork no código deles e que agora a PiedPiperCoin estava levando isso “longe de mais”.

Fernando Ulrich, importante personalidade da criptoesfera brasileira mencionou a PiedPiperCoin(a fictícia) em seu facebook, dizendo que não costuma dar conselhos de investimentos, mas abriria uma exceção para a PPC. Lembrando que Ulrich mencionou a moeda da série , e não a do mundo real.

Fernando Ulrich Piedpipercoin
Fernando Ulrich mencionando a moeda Fictícia Piedpipercoin. Imagem: Facebook

O Coinindex também passou a listar a moeda, o famoso aplicativo de controle de portifólio em criptomoedas, Blockfolio, passou a ter suporte para o ticker PPI, e vários canais no youtube entrevistaram o desenvolvedor e responsável pela PiedPiperCoin.

O projeto é um MEME que está ganhando valor de mercado, dogecoin já foi assunto de preocupação quando seu próprio desenvolvedor chamou atenção das pessoas para a bolha que se formou no mercado de cripto ativos.

Diversos projetos são criados todos os dias e eles possuem características padrões que a moeda PiedPiperCoin traz em sua essência de forma cômica.

É necessário ficar atento nesse mercado que é recente e traz muitas oportunidades, tanto para investidores reais como para golpistas em busca de enganar o maior número de pessoas. Descentralização é o assunto do momento, todos querem inovar e fazer parte desse mercado, mas, será que é necessário descentralizar tudo ? Será que a padaria da esquina precisa ser descentralizada ? Será que é necessário criar um token pra cada coisa que vamos comprar ?

PiedPiperCoin está de uma certa forma alertando as pessoas para os perigos de se acreditar em qualquer projeto, ela se exibe de recursos que não existem, cria um planejamento intangível e faz piada o tempo inteiro, ainda sim está sendo negociada a US $0,50.

O curioso é que a maioria das outras criptomoedas também fazem isso, possuem um whitepaper caprichado em termos de design, um site com diversos recursos de micro interações, planejamentos incríveis mas nem sempre acontecem . O coinlib tem hoje 4235 criptomoedas listadas, acreditasse que 92% desses projetos vão morrer em breve.

A PiedPipercoin apesar de ser uma brincadeira, deve servir de conscientização para pessoas que já estão no mercado há algum tempo e para novos investidores.