Pirâmides financeiras crescem em meio à pandemia no Brasil

Dois motivos principais ajudaram o crescimento da prática de golpes financeiros no país.

Siga no
Pirâmide
Pirâmide

Um estudo promovido pelo Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC), apontou que as pirâmides financeiras estão crescendo em meio à pandemia. No Brasil, os juros baixos também favoreceram a proliferação de golpes contra a economia popular.

Não é de hoje que esses golpes acontecem no Brasil. No caso da BBOM, por exemplo, a empresa lesou milhares de pessoas em 2013.

Já em 2014, as operações da Telexfree foram encerradas no país, também deixando clientes desesperados. Nos últimos anos, alguns negócios fraudulentos usaram a imagem até do Bitcoin para criar golpes.

O comum entre todos é a oferta de rendimentos garantidos, além do uso do marketing multinível.

Pirâmides financeiras se aproveitam da pandemia e juros baixos para aumentar operações no Brasil

O Brasil atravessa um momento complicado, na saúde e economia. Com 218.878 mortos pela COVID-19 hoje, o país atravessa um grave momento sanitário, o maior de sua história.

No entanto, a economia também foi afetada pela crise na saúde, aumentando o desemprego no país. Com todos esses problemas, o brasileiro começou a procurar alternativas criar uma renda.

Aproveitando o momento de instabilidade, líderes de pirâmides financeiras se aproveitaram do momento. A informação foi compartilhada pelo Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC).

De acordo com o Valor Econômico, o CNDC acredita que a pandemia aliado aos juros baixos na economia, ajudaram no crescimento das pirâmides. Cabe o destaque que, com os juros baixos, a renda fixa no Brasil perdeu rentabilidade, levando muitos investidores a procurar novos ativos para aportar seus recursos.

O relatório do grupo, aprovado pelo Ministério da Justiça, foi liberado na última semana. Desse modo, o governo pretende criar  ferramentas para combater os golpes contra a economia popular.

Canal exclusivo para denúncias contra pirâmides poderá ser criado

A força-tarefa foi criada após o número de denúncias de pirâmides financeiras explodir no Brasil. Desse modo, o governo pretende criar pelo menos três ferramentas para o combate a prática.

Um deles seria um canal exclusivo para denúncias contra esquemas de pirâmides. Outra ferramenta seria a ampliação da comunicação entre órgãos do setor público, principalmente entre o mercado financeiro e órgãos de defesa do consumidor.

Por fim, a intenção do grupo é ampliar os ensinos sobre finanças, para que os brasileiros aprendam a investir com mais segurança.

O grupo acredita que as pirâmides hoje têm um funcionamento rápido no mercado. Ou seja, quando chegam informações aos órgãos de defesa do consumidor, os negócios fraudulentos muitas vezes já finalizaram o golpe.

No Brasil, tramita um projeto de lei para colocar os crimes de pirâmide financeira na legislação. O novo relatório, aprovado pelo Ministério da Justiça, também será enviado ao Banco Central do Brasil para vistas do órgão.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Tether

Hacker ameaça vazar dados que “podem prejudicar toda indústria de criptomoedas”

A Tether disse que está sendo extorquida e que o criminoso exigiu 500 bitcoins para não vazar documentos que podem "prejudicar todo o ecossistema...
vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, em seu discurso no CBN Bankers 'Committee Economic Summit. Imagem: Youtube

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...
Escritório Coinbase. Imagem: Coinbase

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Coinbase deve lançar token parecido com Binance Coin

A maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, vai se tornar uma empresa de capital aberto em breve, assim, a empresa registrou um...

Bitcoin cai abaixo de $ 45 mil, o que dizem os analistas?

Depois de um sábado relativamente positivo, o Bitcoin desabou novamente, caindo abaixo de 45 mil dólares, o menor valor desde 10 de fevereiro. A...

O Título do Tesouro EUA derrubou o Bitcoin?

Títulos do Tesouro norte-americano, ou Treasuries, são negociados diariamente em bolsas de valores. Com 21 trilhões de valor em circulação, giram mais de 11...