A Kontigo, um neobanco que trabalha com stablecoins na América Latina, confirmou nesta segunda-feira (5) que foi alvo de um ataque hacker. Nos comentários, diversos usuários relataram saques indevidos de criptomoedas de suas contas.
Como resposta, a plataforma bloqueou as retiradas de cripto, bem como se prontificou a reembolsar as perdas de seus clientes.
Dentre os investidores da Kontigo estão a Coinbase Venture e o Y Combinator.
Plataforma que opera na América Latina sofre ataque hacker e usuários se desesperam
Em nota divulgada pela própria Kontigo, os hackers conseguiram roubar mais de 340 mil dólares (R$ 1,8 milhão) de mais de mil clientes de sua plataforma.
“Com base nas informações verificadas até o momento, identificamos 1.005 usuários e um total de USDC 340.905,28 em fundos afetados.”
“A Kontigo reembolsará 100% dos valores impactados”, continuou a empresa.

Nos comentários do tuíte é possível encontrar diversos relatos de usuários afirmando que suas contas foram afetadas. A empresa respondeu cada um deles.
Segundo o próprio site da Kontigo, a plataforma opera em diversos países da América Latina, incluindo Venezuela, Colômbia e México, mas também em outros continentes.
“A Kontigo é uma empresa registrada nos Estados Unidos, com operações nos EUA, Venezuela, Colômbia e México”, aponta a empresa em seu site. “É aceita em mais de 100 países e atua em parceria com empresas como Circle, Coinbase ou Stripe.”

Kontigo afirma que já cobriu perdas dos usuários
Em outo tuíte, a empresa afirma que “já processou o reembolso dos valores afetados”. A reação da comunidade foi mista.
Como exemplo, alguns reclamam que não conseguem acessar suas contas, outros notam que os saques seguem travados. Em resposta, a empresa afirma que login por e-mail e Apple ID se encontram desabilitados no momento por questões de segurança.
Outros, no entanto, parabenizaram o modo como a Kontigo lidou com o incidente e afirmaram que continuarão usando a plataforma, agora com ainda mais confiança.
A plataforma recentemente apareceu como um destaque no CoinMarketCap após levantar US$ 20 milhões em investimentos da Coinbase Ventures e do Y Combinator.
