Polícia de El Salvador prende ativista que criticava a lei de Bitcoin

Gómez também foi acusado de vazar dados sobre a carteira Chivo, a carteira oficial de criptomoedas do governo legal.

A Polícia de El Salvador anunciou a prisão de Mario Gómez, um ativista que era contra a lei de adoção do Bitcoin como moeda legal em El Salvador e crítico das decisões do governo em relação ao criptomercado. De acordo com as informações oficiais, ele foi preso por “fraude financeira”, mas muitos acreditam que a prisão é uma forma de silenciar a opinião do ativista.

Mario Gómez é o fundador da incubadora de tecnologia Hackerspace em El Salvador, além disso ele é um analista de computadores e do criptomercado. Gomez não é necessariamente contra as criptomoedas ou o Bitcoin, na verdade, ele é um crítico de como o governo de Nayib Bukele está desenvolvendo essa política e a implementação da lei.

Mario Gómez, acusado pela polícia de fraude financeira.

Segundo o Decrypt, A mãe do acusado, Elena de Gomez, afirmou que não tem ideia do porque o filho pode ter sido preso. Ela também informou que a polícia levou dois celulares do ativista e tentou levar o computador, no entanto eles desistiram de apreender o equipamento quando a mídia chegou ao local.  

“Apreendemos Mario Gómez em um processo de investigação de crimes de fraude financeira, relacionados com e-mails falsos enviados a muitos utilizados do sistema bancário onde os seus extratos de contas foram comprometidos.”

Otto Flores, advogado de Gómez afirmou que a Polícia confirmou que não tinha mandado de prisão para o ativista e que ele apenas havia sido capturado “sob investigação”, mas sem uma ordem judicial. Logo depois de sua prisão, Gómez foi transferido para a Unidade Especial de Crimes da Polícia Civil Nacional.

Logo antes de sua prisão, Gómez publicou no Twitter uma mensagem misteriosa para a Agência de Inteligência de El Salvador.

“Não sou eu. É o seu próprio povo. Quanto mais você tenta esconder o que você faz, mais pessoas vão aparecer para expor o que você esconde.”

Gómez é um dos nomes mais conhecidos de El Salvador que são contra a Lei de Bitcoin do país, principalmente com o uso de impostos em outras áreas para disfarçar o sistema “gratuito” de transferência de Bitcoins.

Gómez também foi acusado de vazar dados sobre a carteira Chivo, a carteira oficial de criptomoedas do governo legal.

O analista criticou a Chivo não só pelo design de usar impostos escondidos para o financiamento, mas diferentes preocupações com a segurança do software.

A polícia ainda não fez nenhum pronunciamento sobre a prisão e sobre as acusações contra Gómez, o que fez alguns especularem ainda mais a natureza de censura da atuação da polícia nesse caso.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias