A Polícia Federal vai fazer uma live sobre criptomoedas na próxima semana, com inscrições abertas ao público em geral. A organização do evento está sendo conduzida pelo Ministério Justiça e Segurança Pública, que até recentemente era comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro.
De fato a Polícia Federal tem atuado em várias operações que envolvem as moedas digitais, como o Bitcoin, por exemplo. Algumas das mais operações famosas que a PF investigou no último ano foi relacionado com a Indeal e Unick Forex, pirâmides financeiras que tiveram seus líderes presos.
Contudo, as criptomoedas não são alvo da PF apenas no combate ao crime organizado, mas também para conhecimento. Cabe o destaque que a PF liberou uma cartilha aos seus agentes, ensinando a apreender criptomoedas quando em operações.
Polícia Federal vai apresentar uma live sobre cybercrimes e criptomoedas na próxima semana, inscrições abertas
Desde o início da quarentena provocada pela disseminação do novo coronavírus, é cada vez mais comum palestrar e eventos pela internet. O novo formato de eventos a distância, chamados também de lives, chegou até o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O projeto está sendo organizado pela Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab). As primeiras lives já começaram no último dia 5 de maio, e fazem parte de uma série chamada “Conversando com os Especialistas“.
uma série de videoconferências com renomados técnicos, no formato conhecido como lives, abordando temas correlatos a tipologias criminais, soluções tecnológicas, bases de dados e ambiente de integração e cooperação
O evento é interativo, e promete aos participantes o acesso a um debate de alto nível, com possibilidade de perguntas aos palestrantes. Parte do Ministério da Justiça, atualmente comandado pelo Ministro André Mendonça após a saída do ex-juiz Sérgio Moro, contará com uma palestra feita pela Polícia Federal.
O tema escolhido foi Criptomoedas e Cybercrime, que deverá apresentar os avanços so setor público no campo. Como a PF já possui até cartilha e tem feito operações, o evento poderá conter alguma explicação sobre este setor. A live sobre criptomoedas apresentada pela Polícia Federal será na próxima sexta (15).
Várias lives nos próximos dias, feitas para participação do público em geral
A Rede-Lab constitui a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Por esse motivo, todas as lives terão como foco o debate sobre o setor de crimes financeiros e as soluções adotadas contra eles.
Além disso, a iniciativa Rede-Lab conta com um forte apoio interinstitucional, como por exemplo, Polícias Judiciárias e Ministérios Públicos, em diferentes esferas (Estadual e Federal) e poderes (Executivo e Judiciário). Dessa forma, o combate aos ilícitos previstos em lei ficam mais fortes e o governo tem combatido crimes de forma mais eficiente, segundo a iniciativa.
No dia 13, a live será sobre Soluções Tecnológicas Comerciais aplicadas à Investigação Financeira, com palestra feita pelas empresas Qlik, IBM e SAS. Em resumo, as palestras vão até o dia 27 de maio, com vários temas disponíveis para aprendizado e conhecimento do funcionamento de investigações públicas.
Por fim, para participar, os interessados deverão preencher um cadastro (neste link) e após isso, receberão um link de convite no e-mail.