Polícia prende 62 pessoas após CEO de corretora cripto sumir

Quase 400.000 usuários da Thodex perderam acesso aos fundos que estavam na corretora na tarde de quarta-feira, 21 de abril.

Siga no

A polícia da Turquia prendeu 62 pessoas como parte de uma investigação sobre a corretora de criptomoedas Thodex, após milhares de queixas criminais apresentadas por cidadãos que alegaram terem sido roubados pela plataforma.

O fundador da empresa, Faruk Fatih Ozer, de apenas 27 anos, teria deixado o país depois que começou a ser investigado. A corretora parou de pagar os clientes e cerca de 390 mil pessoas foram prejudicadas.

De acordo com informações locais, o Conselho de Investigação de Crimes Financeiros (MASAK) do país bloqueou todas as contas bancárias da plataforma e do fundador.

Agora, a agência de notícias turca afirmou que o Ministério Público emitiu mandados de prisão para 78 suspeitos por causa de suas ligações com a corretora.

As autoridades conseguiram prender 62 dos 78 suspeitos, os 16 restantes estão agora sendo caçados. Durante a ação, a polícia apreendeu uma grande quantidade de documentos.

CEO foragido

O fundador e CEO da Thodex, fugiu do país com cerca de US $ 2 bilhões dos usuários da plataforma. Autoridades turcas acreditam que o jovem de 27 anos está em Tirana, na Albânia.

Antes de desaparecer, ele publicou um tuíte em um local não identificado prometendo devolver o dinheiro roubado aos investidores.

Enquanto as investigações continuam, a agência de crimes financeiros da Turquia congelou as contas de pessoas ligadas ao negócio.

O Ministério da Justiça da Turquia também iniciou uma caçada ao CEO e emitiu um pedido de extradição para a Albânia.

O fundador da empresa negou qualquer irregularidade e acusações. Ele afirma ter deixado o país por motivos comerciais legítimos, que incluem encontros com investidores estrangeiros. 

390 mil vítimas

Na tarde de quarta-feira, 21 de abril, quase 400.000 usuários da Thodex perderam acesso aos fundos que estavam na corretora.

As tentativas de login eram recebidas com mensagens de erro. Em um tweet, a corretora afirmou que o problema era temporário e devido a uma oferta de parceria que precisava ser avaliada antes que as transações pudessem ser retomadas.

Eles garantiram a seus usuários que as operações voltariam ao normal depois de 5 dias. No entanto, os usuários desconfiaram e começaram a tirar satisfação do CEO, que sob pressão, resolveu fugir.

Além disso, de acordo com a notícia da Halk TV, fotos com a identidade que milhares de clientes da plataforma foram vazadas na internet.

Nas fotos, é possível ver todas as informações de identidade dos usuários da plataforma, incluindo seus números de “CPF”.

Documentos usuários vazados
Documentos usuários vazados

O último dia de negociação da Thodex viu um volume recorde de US $ 585,5 milhões, isso tudo aconteceu poucos dias depois que a Turquia proibiu o uso de Bitcoin para pagamentos, alegando que os tokens envolvem riscos significativos devido aos valores de mercado voláteis, transações irrevogáveis ​​e podem ser usados ​​para financiar comportamento ilícito.

Isso sugere que os usuários resolveram retirar os fundos da corretora para colocar em plataformas descentralizadas ou simplesmente realizar lucro, e a empresa se revelou sem liquidez.

Por isso corretora não pode ser considerado uma carteira.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Exterminador do Futuro

Schwarzenegger, o “Exterminador do Futuro” explica por que não investe em Bitcoin

Arnold Schwarzenegger - o protagonista de filmes como “O Exterminador do Futuro” e “Predador” - disse que não investe em criptomoedas porque não entende...
Cachorro Shiba Inu, símbolo da Dogecoin, prestando atenção criptomoeda

Buscas por Dogecoin superam as por Bitcoin no Google pela primeira vez na história

Dogecoin é uma das criptomoedas que mais chamaram atenção nos últimos meses. Após ter sido promovida por Elon Musk e várias outras celebridades, a...
Criptomoeda Ethereum preço

Taxas do Ethereum ultrapassam R$ 1.550

Fazer uma transação na rede Ethereum agora custa mais de US $ 300, cerca de R$ 1.564 - o motivo é que a rede...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias