Polícia prende 62 pessoas após CEO de corretora cripto sumir

Quase 400.000 usuários da Thodex perderam acesso aos fundos que estavam na corretora na tarde de quarta-feira, 21 de abril.

Siga no

A polícia da Turquia prendeu 62 pessoas como parte de uma investigação sobre a corretora de criptomoedas Thodex, após milhares de queixas criminais apresentadas por cidadãos que alegaram terem sido roubados pela plataforma.

O fundador da empresa, Faruk Fatih Ozer, de apenas 27 anos, teria deixado o país depois que começou a ser investigado. A corretora parou de pagar os clientes e cerca de 390 mil pessoas foram prejudicadas.

De acordo com informações locais, o Conselho de Investigação de Crimes Financeiros (MASAK) do país bloqueou todas as contas bancárias da plataforma e do fundador.

Agora, a agência de notícias turca afirmou que o Ministério Público emitiu mandados de prisão para 78 suspeitos por causa de suas ligações com a corretora.

As autoridades conseguiram prender 62 dos 78 suspeitos, os 16 restantes estão agora sendo caçados. Durante a ação, a polícia apreendeu uma grande quantidade de documentos.

CEO foragido

O fundador e CEO da Thodex, fugiu do país com cerca de US $ 2 bilhões dos usuários da plataforma. Autoridades turcas acreditam que o jovem de 27 anos está em Tirana, na Albânia.

Antes de desaparecer, ele publicou um tuíte em um local não identificado prometendo devolver o dinheiro roubado aos investidores.

Enquanto as investigações continuam, a agência de crimes financeiros da Turquia congelou as contas de pessoas ligadas ao negócio.

O Ministério da Justiça da Turquia também iniciou uma caçada ao CEO e emitiu um pedido de extradição para a Albânia.

O fundador da empresa negou qualquer irregularidade e acusações. Ele afirma ter deixado o país por motivos comerciais legítimos, que incluem encontros com investidores estrangeiros. 

390 mil vítimas

Na tarde de quarta-feira, 21 de abril, quase 400.000 usuários da Thodex perderam acesso aos fundos que estavam na corretora.

As tentativas de login eram recebidas com mensagens de erro. Em um tweet, a corretora afirmou que o problema era temporário e devido a uma oferta de parceria que precisava ser avaliada antes que as transações pudessem ser retomadas.

Eles garantiram a seus usuários que as operações voltariam ao normal depois de 5 dias. No entanto, os usuários desconfiaram e começaram a tirar satisfação do CEO, que sob pressão, resolveu fugir.

Além disso, de acordo com a notícia da Halk TV, fotos com a identidade que milhares de clientes da plataforma foram vazadas na internet.

Nas fotos, é possível ver todas as informações de identidade dos usuários da plataforma, incluindo seus números de “CPF”.

Documentos usuários vazados
Documentos usuários vazados

O último dia de negociação da Thodex viu um volume recorde de US $ 585,5 milhões, isso tudo aconteceu poucos dias depois que a Turquia proibiu o uso de Bitcoin para pagamentos, alegando que os tokens envolvem riscos significativos devido aos valores de mercado voláteis, transações irrevogáveis ​​e podem ser usados ​​para financiar comportamento ilícito.

Isso sugere que os usuários resolveram retirar os fundos da corretora para colocar em plataformas descentralizadas ou simplesmente realizar lucro, e a empresa se revelou sem liquidez.

Por isso corretora não pode ser considerado uma carteira.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

FBI alerta para crescimento de golpes românticos envolvendo criptomoedas

O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, emitiu um alerta para o crescimento dos golpes românticos envolvendo criptomoedas nos últimos meses. Com o crescimento...

“Boomers estão comprando mais bitcoins”, diz pesquisa

Como diferentes outras tecnologias, o criptomercado é majoritariamente formado por investidores e entusiastas das gerações mais novas, dos millennials para frente. No entanto, uma recente...

PrimeXBT aumenta oferta de Ativos Digitais Com Solana, Cardano, Polkadot e mais

PrimeXBT, uma plataforma de negociação multi-moeda premiada que oferece forex, criptomoeda, índices de ações, commodities e muito mais sob o mesmo teto, anunciou a...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias