O Porto de Santos, principal porto da América Latina, aderiu a plataforma TradeLens, uma parceria entre a IBM e a gigante mundial de transporte maritimo Maersk. Além do porto brasileiro, mais de 50 países do continente já aderiram a plataforma.
“Com os cinco das seis principais transportadoras de contênieres do mundo – representando menos da capacidade da embarcação global – a plataforma permite a colaboração entre comerciantes associados, gerando mais eficiência e insights para as empresas globais de comércio, graças à digitalização dos fluxos comerciais”, diz o comunicado da IBM
De acordo com dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento, cerca de 90% do comércio mundial tem origem portuária. Além disso, A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe indica que em 2018 a atividade dos principais portos de contêineres da América Latina superou os 53 milhões de TEUs (unidades equivalentes a vinte pés), incluindo 10% da produção mundial.
“No final das últimas décadas, a região viveu um avanço na operação de seus portos, incrementando a eficiência operacional em mais de 20%. Apesar disso, ainda estamos longe dos países mais avançados ”, comentou Natalia de Greiff, VP Cloud & Cognitive América Latina.
No caso do Porto de Santos, a área de influência econômica do porto concentra aproximadamente 67% do produto interno bruto (PIB) do país e abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 60% do comércio internacional do estado de São Paulo (em valores) são embarcados ou desembarcados através do Porto de Santos.