O maior museu do mundo, localizado na Rússia, realizou o seu primeiro leilão através da plataforma NFT da Binance, a maior exchange cripto existente. Foram leiloados cinco itens colecionáveis simbolizados que retratam obras de arte de artistas renomados, como Leonardo da Vinci e Vincent van Gogh.
A ação é uma grande surpresa para o mundo da tokenização, uma vez que o estado russo é conhecido por possuir uma postura hostil quando se trata de criptoativos, como o Bitcoin e os tokens. Pagamentos realizados por criptomoedas, por exemplo, não são legalmente aceitos na Rússia.
Na terça-feira (07/09), Dmitry Peskov, representante oficial do presidente russo Vladimir Putin, reiterou que reconhecer o Bitcoin como moeda legal prejudicaria o sistema financeiro da Rússia. Atualmente, os residentes são proibidos por lei de realizarem pagamentos com criptomoedas.
No leilão realizado pelo Russian State Hermitage Museum, foram incluídas as seguintes obras: “Composição VI” de Wassily Kandinsky, “Judith” de Giorgione, “The Madonna and Child” de Da Vinci, “Corner of the Garden at Montgeron” de Claude Monet e “Lilac Bush” de Van Gogh.”
De acordo com dados da plataforma Binance NFT, o leilão do Hermitage gerou, ao todo, mais de US$ 444.000 em Binance USD (BUSD), uma moeda estável denominada em dólares americanos operada pela Binance.
A obra que recebeu o maior lance foi “The Madonna and Child” de Da Vinci. O licitante vencedor deu um lance de 150.500 BUSD para comprar o NFT da famosa obra de arte.
Todos os rendimentos do leilão irão para o Museu Estatal Russo, com o desconto das despesas acordadas no contrato do projeto. Eles ressaltaram que o museu não realiza operações em criptomoedas e os valores serão recebidos em moeda Fiat, ou rublos russos.