Presidente da CVM vai debater plano para criptomoedas em 2022

Reunião com presidente da CVM nesta terça (21).

Siga no
Marcelo Barbosa, presidente da CVM no Brasil
Marcelo Barbosa, presidente da CVM no Brasil - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da CVM, Marcelo Barbosa, vai se reunir com a Anbima para discutir sobre um plano para as criptomoedas em 2022.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) representa as instituições do mercado de capitais brasileiros. Já a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Ministério da Economia, representa os interesses do governo neste mercado.

Essas duas instituições distintas tem atuado junto no mercado para normatizar, fiscalizar valores mobiliários no Brasil, principalmente no mercado tradicional. Contudo, com o crescimento do mercado de criptomoedas no país, regras deverão ser traçadas também neste setor.

Presidente da CVM recebe Anbima para conhecer plano para criptomoedas 2022

Conforme a agenda do Presidente da CVM nesta terça-feira (21), uma reunião sobre o mercado de criptomoedas com a Anbima deverá ocorrer no final da tarde.

Dessa reunião, além de Marcelo Barbosa, participarão Carlos Eduardo Andreoni Ambrosio (presidente da Anbima), José Carlos Doherty (superintendente de Supervisão de Mercados) e Catarina Campos da Silva Pereira (Chefe de Gabinete da Presidência da CVM).

O debate de hoje será sobre o “Plano de Ação Anbima 2022 – Invest. em Criptoativos“, mostrando que o presidente da CVM deverá conhecer os planos da associação para o mercado, que podem ajudar a autarquia na sua tomada de decisões.

Nos últimos dias, em um boletim da Anbima, a relação dos ICOs no mercado de criptomoedas foi um dos destaques, situações essas que são de captação de recursos por empresas com uso de criptomoedas. Esse deverá ser um dos pontos abordados no encontro e que deverá nortear as ações da CVM no próximo ano.

Vale lembrar que o mercado de criptomoedas ainda não viu uma regulação nascer no Brasil, mas um projeto de lei que chegou ao senado nos últimos dias pretende deixar a cargo do executivo a fiscalização e criação de regras ao setor.

Em um comunicado em agosto de 2021, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse que o Bacen e a CVM estudam em conjunto a regulação deste mercado, sendo esta reunião de hoje mais um possível passo nessa direção.

Na última semana, CVM emitiu alerta contra criptomoedas e ICOs

Nos últimos dias, pelo Instagram oficial da autarquia, a CVM Educacional emitiu um alerta ao mercado de criptomoedas, inclusive de ICOs. Na publicação, o órgão pediu que a população esteja atenta aos riscos envolvidos ao mercado.

“O investidor precisa estar atento, pois as características inerentes aos criptoativos e ICOs apresentam riscos, como comprovam os inúmeros casos divulgados nos últimos anos. Entre os principais, destacam-se o risco de fraudes, a alta volatilidade dos preços, o risco de liquidez, riscos cibernéticos e riscos da não regulamentação ou do caráter transfronteiriço das operações. Esteja alerta!”

Nos últimos anos, a CVM já interrompeu o funcionamento de várias empresas no mercado de criptomoedas, principalmente golpes de pirâmides que atuavam irregularmente no espaço. Outra que sofreu com a autarquia foi a Binance, que não pode mais oferecer derivativos e futuros no Brasil.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki diz que crash do Bitcoin é uma “excelente notícia” – “Hora de...

Não é segredo para ninguém que o mercado de criptomoedas está em um período bem complicado, com uma correção que começou na virada do...
XP Investimentos e gráficos ao fundo

XP Investimentos lança fundo focado em metaverso

A XP Investimentos e a corretora Rico anunciaram nesta segunda-feira (24) um fundo focado no metaverso, que estará disponível para seus clientes. A XP...

Nova ameaça ao Ethereum? Fantom ultrapassa Solana, BSC e Avalanche

Com o setor DeFi ainda sendo um ponto importante para o mercado de criptomoedas e diferentes ecossistemas, uma rede está se destacando em relação...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias