Presidente do Bacen participa de evento sobre criptomoedas

Empresa que apoiou Stone, Gympass e até a Coinbase foi a organizadora da mesa redonda

Siga no
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de audiência pública, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de audiência pública, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, participou de um evento sobre criptomoedas na última segunda-feira (11). A mesa redonda foi organizada pela Valor Capital Group, empresa famosa por investir em grandes unicórnios.

Até a Coinbase, maior corretora de criptomoedas do EUA seria um dos projetos em que a Valor Capital já teria investido. Além disso, a Stone, Gympass, Udacity, entre outras mais, foram apoiadas pela gigante empresa com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Com operações em São Paulo e Rio de Janeiro, a Valor afirma ser focada em encontrar oportunidades no Brasil e nos Estados Unidos. A mesa redonda organizada pela Valor na última segunda e que contou com a presença do presidente do BC foi fechada à imprensa.

De qualquer forma, na agenda oficial de Roberto Campos Neto fica claro que o assunto foram as criptomoedas. Campos Neto participou da mesa redonda por videoconferência, entre 12 e 13:10 horas.

“12:00 às 13:20 – Participa da Valor’s 2nd Roundtable on Crypto Currency, promovida pelo Valor Capital Group, por videoconferência, no Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília. (fechado à imprensa)”, agenda oficial de Roberto Campos Neto da última segunda (11).

Roberto Campos Neto Valor Capital agenda
Roberto Campos Neto Valor Capital agenda

Bacen estuda criação de criptomoeda nacional, o Real digital desde 2020

O encontro chama atenção com o Brasil estudando a criação do Real em formato digital. Com uma criptomoeda de banco central, chamada também de CBDC, o Brasil deverá lançar até 2022 uma versão ao público.

De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em fala recente, o Brasil terá uma moeda digital nacional. Contudo, ainda não há dados públicos sobre o projeto até o momento.

Apesar dos rumores, Campos Neto já teria deixado claro que o Real digital deverá ser integrado ao PIX e Open Banking. A inovação seria pioneira na região da América do Sul, mas não no mundo.

O Banco Central Europeu, por exemplo, está com uma consulta pública em aberto sobre o Euro digital. Dessa forma, o BCE espera que a população compartilhe dúvidas e sugestões sobre a tecnologia, disponível até essa terça-feira (12).

No Brasil, o processo começa a ganhar tração, principalmente após o encontro de Campos Neto com a grande empresa de investimentos.

Criptomoedas públicas são um desafio para bancos centrais

A criação das chamadas criptomoedas de bancos centrais são uma resposta das autoridades diante da crescente ascensão das moedas digitais públicas.

Tecnologias como o Bitcoin, por exemplo, não dependem de autoridades centrais nem empresas, ou seja, diminuem a força dos bancos centrais.

Desse modo, as moedas de bancos centrais chegam para confrontar as criptomoedas públicas.

O PIX foi uma resposta do BC a crescente adoção das criptomoedas no Brasil, de acordo com o presidente do Bacen no lançamento da ferramenta.

Não foram divulgados detalhes públicos sobre a reunião pelo BC, que procurado pelo Livecoins, não retornou o contato até o fechamento desta reportagem.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoins

45% das famílias mais ricas do mundo querem investir em Bitcoin, diz Goldman Sachs

Uma recente pesquisa realizada por uma das principais instituições financeiras do mundo, a Goldman Sachs, revelou que os family offices de algumas das famílias...

Bitcoin ganha novo impulso de alta e supera US$ 34 mil, entenda

O Bitcoin continua a se recuperar de sua queda no início da semana após várias empresas darem sinais que estão correndo para apostar no...
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Valor total de transações com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias