Presidente do Bacen participa de evento sobre criptomoedas

Empresa que apoiou Stone, Gympass e até a Coinbase foi a organizadora da mesa redonda

Siga no
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de audiência pública, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de audiência pública, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, participou de um evento sobre criptomoedas na última segunda-feira (11). A mesa redonda foi organizada pela Valor Capital Group, empresa famosa por investir em grandes unicórnios.

Até a Coinbase, maior corretora de criptomoedas do EUA seria um dos projetos em que a Valor Capital já teria investido. Além disso, a Stone, Gympass, Udacity, entre outras mais, foram apoiadas pela gigante empresa com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Com operações em São Paulo e Rio de Janeiro, a Valor afirma ser focada em encontrar oportunidades no Brasil e nos Estados Unidos. A mesa redonda organizada pela Valor na última segunda e que contou com a presença do presidente do BC foi fechada à imprensa.

De qualquer forma, na agenda oficial de Roberto Campos Neto fica claro que o assunto foram as criptomoedas. Campos Neto participou da mesa redonda por videoconferência, entre 12 e 13:10 horas.

“12:00 às 13:20 – Participa da Valor’s 2nd Roundtable on Crypto Currency, promovida pelo Valor Capital Group, por videoconferência, no Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília. (fechado à imprensa)”, agenda oficial de Roberto Campos Neto da última segunda (11).

Roberto Campos Neto Valor Capital agenda
Roberto Campos Neto Valor Capital agenda

Bacen estuda criação de criptomoeda nacional, o Real digital desde 2020

O encontro chama atenção com o Brasil estudando a criação do Real em formato digital. Com uma criptomoeda de banco central, chamada também de CBDC, o Brasil deverá lançar até 2022 uma versão ao público.

De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em fala recente, o Brasil terá uma moeda digital nacional. Contudo, ainda não há dados públicos sobre o projeto até o momento.

Apesar dos rumores, Campos Neto já teria deixado claro que o Real digital deverá ser integrado ao PIX e Open Banking. A inovação seria pioneira na região da América do Sul, mas não no mundo.

O Banco Central Europeu, por exemplo, está com uma consulta pública em aberto sobre o Euro digital. Dessa forma, o BCE espera que a população compartilhe dúvidas e sugestões sobre a tecnologia, disponível até essa terça-feira (12).

No Brasil, o processo começa a ganhar tração, principalmente após o encontro de Campos Neto com a grande empresa de investimentos.

Criptomoedas públicas são um desafio para bancos centrais

A criação das chamadas criptomoedas de bancos centrais são uma resposta das autoridades diante da crescente ascensão das moedas digitais públicas.

Tecnologias como o Bitcoin, por exemplo, não dependem de autoridades centrais nem empresas, ou seja, diminuem a força dos bancos centrais.

Desse modo, as moedas de bancos centrais chegam para confrontar as criptomoedas públicas.

O PIX foi uma resposta do BC a crescente adoção das criptomoedas no Brasil, de acordo com o presidente do Bacen no lançamento da ferramenta.

Não foram divulgados detalhes públicos sobre a reunião pelo BC, que procurado pelo Livecoins, não retornou o contato até o fechamento desta reportagem.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Roberto von der Osten, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT)

Bitcoin é inevitável, diz sindicalista da CUT

O sindicalista Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Sistema Financeiro (CONTRAF-CUT), Roberto von der Osten, disse em um programa de...

Axie Infinity não pagará mais jogadores iniciantes

Axie Infinity ainda é um dos grandes sucessos dos jogos blockchain, representando uma oportunidade para muitos conseguirem ganhar enquanto jogam. No entanto, novas mudanças...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

NASDAQ indica que ETF de Bitcoin pode ter sido aprovado, preço dispara

Os investidores de Bitcoin tem aguardado ansiosamente por uma possível aprovação de um ETF de Bitcoin, o que poderia fazer o preço do ativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias