Presidente do Fed sinaliza corte de juros e Bitcoin opera em alta

Jerome Powell, presidente do Banco Central dos EUA, realizou um discurso nesta sexta-feira (23) em Jackson Hole. Suas falas fizeram tanto o Bitcoin quanto ouro e ações subirem.

O destaque fica para o Bitcoin, em alta de 4,4% nas últimas 24 horas. Os índices S&P 500 e Dow Jones sobem 0,82% e 0,84%, respectivamente, e o ouro valorizou 1% no mesmo período.

EUA revisam dados e descobrem que geraram 818 mil empregos a menos

O mercado já esperava dois a três cortes nos juros pelo Fed ainda neste ano. Independente disso, o discurso de Jerome Powell pode ter mudado devido a uma revisão nos dados de emprego dos EUA.

Segundo a revisão, os EUA geraram 818 mil empregos a menos do que foi relatado anteriormente. A revisão final deve ser apresentada em fevereiro de 2025, após as eleições presidenciais.

“Para a série de emprego nacional CES, as revisões anuais de benchmark nos últimos 10 anos tiveram uma média de mais ou menos 0,1% do total de emprego não-agrícola”, escreveu o Bureau of Labor Statistics (BLS).

“A estimativa preliminar da revisão de benchmark indica um ajuste de −818.000 (-0,5%) no total de emprego não-agrícola de março de 2024.”

Revisão dos dados de empregos dos EUA. Fonte dos dados: BLS. Gráfico: The New York Times/Reprodução.
Revisão dos dados de empregos dos EUA. Fonte dos dados: BLS. Gráfico: The New York Times/Reprodução.

Conforme esses dados são usados como um indicador para saber se o país está entrando em uma recessão, a revisão coloca uma pressão extra no Fed, que acreditava que o país continuava gerando empregos apesar dos juros altos.

Quem também usava esses números eram os próprios investidores, antecipando-se às reuniões do Fed. Em junho, por exemplo, o Bitcoin caiu logo após os EUA informarem a criação de 272 mil empregos no mês anterior.

Presidente do Fed diz estar pronto para cortar juros

O discurso de Jerome Powell nesta sexta-feira (23) foi curto, mas animou os mercados. Negociado a quase US$ 63.000, o Bitcoin opera em alta de 4,4%, levando outras criptomoedas para cima.

“Chegou a hora de ajustar a política [monetária].”

“A direção é clara, e o timing e o ritmo dos cortes de taxa dependerão dos dados recebidos, das perspectivas em evolução e do equilíbrio de riscos”, disse Powell.

Embora não tenha citado as revisões dos dados de emprego, Powell comentou que “os riscos negativos para o emprego aumentaram”, reconhecendo as consequências dos juros tão altos por tanto tempo. O vídeo pode ser assistido abaixo.

Quase confirmado que o Fed cortará os juros, talvez na próxima reunião do dia 18 de setembro, o mercado tenta adivinhar se ele será de 0,25 ou então 0,5%. Até o final do ano, serão três reuniões, as outras duas estão marcadas para 7 de novembro e 18 de dezembro.

O próprio Banco Central americano já havia publicado uma previsão desses cortes em junho, mas a situação parece ter mudado desde então devido aos novos dados.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias