Primeiros resultados no Google por Bitcoin podem ser golpes

Se você está procurando por Bitcoin no Google e encontrou os dois resultados, é bom ficar esperto.

Siga no
Bitcoin Google
Bitcoin Google

Enquanto o Bitcoin segue uma tendência de alta por mais de 3 meses e caminha para superar o seu valor mais alto, o interesse pela moeda digital também aumenta, levando diversas pessoas a procurarem sobre o ativo digital.

No Brasil o Bitcoin já bateu seu recorde histórico e é negociado acima dos R$100 mil.

Sempre que a moeda digital tem altas assim, as buscas no Google tendem a aumentar, com pessoas pesquisando sobre como a moeda funciona, onde comprar, como investir e assuntos relacionados. Mas um dado preocupante é que os primeiros resultados no Google pelo termo “investir em bitcoin” levam os usuários para sites proibidos pela CVM e que são suspeitos de golpe.

De acordo com dados do Google Trends, o interesse por Bitcoin aumentou 97% nos últimos dias, fazendo a busca pelo ativo digital alcançar o maior nível dos últimos 12 meses.

Interesse pelo termo Bitcoin no Google. Fonte: Google Trends.

Mas o que muitas pessoas que procuraram por Bitcoin acabam encontrando quando pesquisam sobre o ativo digital?

A resposta é preocupante, já que o primeiro resultado direciona para a IQ Option, empresa que foi proibida de oferecer investimentos para clientes no Brasil e que é suspeita de golpe. O resultado é patrocinado.

Investir em Bitcoin

IQ Option, proibida no Brasil oferece investimentos em Bitcoin

A IQ Option é muito famosa pelas suas propagandas peculiares no YouTube, que oferecem investimentos em opções binárias, mercado forex e outras modalidades de investimentos que não são autorizadas no Brasil. Mesmo se fossem, seria necessário ter autorização da CVM, o que a empresa também não tem.

Em um ato declaratório de abril de 2020, a CVM proibiu a empresa de ofertar opções de investimentos no Brasil e até estipulou uma multa diária caso não fosse cumprido a determinação da autarquia, o que acabou acontecendo, já que a IQ Option continua divulgando propagandas, mas usando uma estratégia uma tanto quanto atrevida.

A CVM proibiu a empresa de ofertar srrviços através do domínio www.iqoption.com, URL usada pela empresa até a data do alerta. Agora, os anúncios da IQ Option no Google ou em redes sociais apontam para URL www.iqbroker.co.

Uma malandragem para contornar a restrição imposta pela CVM.

IQ Option Investimento Bitcoin Google.
IQ Option Investimento Bitcoin Google.

Como pode ser observado na imagem acima, a URL contém um código de referência, o que leva a crer que a promoção pode não estar sendo feita pela empresa em si, mas por algum líder do suposto esquema, já que usuários ganham dinheiro para colocarem outras pessoas na plataforma, semelhante a um esquema de pirâmide.

Se a desobediência contra a CVM já é uma bandeira vermelha para qualquer investidor, a IQ Option também tem péssima nota no Reclame Aqui, com muitas reclamações de problemas com os saques na plataforma.

IQ Option Reclame aqui
IQ Option Reclame aqui

Como o resultado é patrocinado, ele pode confundir muitas pessoas, já que para promover um serviço ali é preciso ser aprovado pelo Google. Pessoas novas que querem comprar Bitcoin podem acabar caindo em um golpe.

Mas enquanto os resultados patrocinados apresentam esse cenário problemático, os resultados orgânicos possuem informações melhores, não é mesmo? Na verdade, também não foi isso que vimos.

Primeiro resultado orgânico também incentiva investimento na IQ Option e outra empresa proibida pela CVM

Infelizmente, o primeiro resultado orgânico (resultado abaixo dos patrocinados) pela busca “investir em Bitcoin” leva para uma página que sugere não apenas uma, mas duas empresas de opções binárias que são expressamente proibidas de atuar aqui no Brasil.

A já mencionada IQ Option e a Olymp Trade. Ambas são recomendadas em um artigo extenso que define as duas como sérias.

Duas empresas proíbidas pela CVM e suspeitas de Golpe
Duas empresas proibidas pela CVM e suspeitas de Golpe

A Olymp Trade recebeu um stop order da CVM no inicio de 2019 por atuação irregular no mercado. De acordo com a autarquia, a empresa não possui autorização para captar clientes no Brasil

A CVM também determinou suspensão de qualquer oferta pública de oportunidades de investimento no mercado de opções binárias ou quaisquer outros derivativos.

Até mesmo o botão de “Investir em Bitcoin” que é apresentado no meio da página redireciona para a IQ Option (com link de referência).

Investir em Bitcoin

Com isso, os dois principais resultados para “Investir em Bitcoin” aqui no Brasil podem levar os investidores para duas opções de investimento que não possuem autorização para atuar no Brasil e são suspeitos de golpe.

O Livecoins tentou contato com os sites mencionados nesta matéria mas até o momento não tivemos resposta. O espaço fica a aberto.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Sites de negociações de criptomoedas, cuidado com golpes

Cinco sites de investimentos em criptomoedas recebem ordem de parada

Nos últimos dias, cinco sites que prometiam investimentos com criptomoedas para pessoas receberam uma ordem de parada, com as autoridades aumentando sua escalada com...
Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro

“Faraó dos Bitcoins” mandou matar concorrente em Cabo Frio, diz Polícia

O delegado da 126.ª DP de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo, comentou sobre a finalização do inquérito que acusa o "Faraó...
Criptomoedas próximas a uma folha com a frase Procurando por liberdade

FGV promove evento sobre perfil de investidores de criptomoedas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio de sua escola de economia, vai apresentar os resultados de um estudo sobre investidores de criptomoedas. O evento...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias