Uma propaganda da Ford exibida no Youtube mostra discretamente uma menção as criptomoedas. A propaganda mostra alguns jovems acompanhando o gráfico de uma “moeda digital”, sem citar diretamente o Bitcoin, quando em determinado momento o gráfico cai vertiginosamente. Momento em que surge um revendedor da Ford que cita algumas das vantagens do carro, como a sua economia e ameniza que “os jovens vão dar a volta por cima rapidinho”.
“Ver seus investimentos despencarem do nada, não é legal. Mas quem tem um Ford Ka Hatch, com o motor mais econômico da categoria, pode contar com a Ford pra dar a volta por cima rapidinho”.
O comercial chega a fazer uma referência as taxas do Bitcoin, dizendo que a taxa para comprar o carro é 0.
O vídeo demonstra uma certa ignorância da equipe de marketing, ao fazer alusão as taxas do Bitcoin, que tem caído dia após dia. Há também um apelo ao medo e a insegurança devido a volatilidade do mercado de criptomoedas. Entretanto, apesar da conotação negativa do vídeo, este tipo de propaganda demonstra como o Bitcoin e as criptomoedas estão cada dia mais populares ao ponto das grandes montadoras estarem preocupadas que jovens, os chamados Millennials, têm preferido alocar seus recursos a criptoativos e a utilizar serviços como Uber, ao invés de comprar um carro que desvaloriza no momento em que se tira da loja, num momento de crise economica, instabilidade financeira e alta de combustíveis.
A propaganda foi publicada pouco tempo depois que a Volkswagen anuncia sua parceria com a Iota Foundation, o que mostra que as duas empresas têm adotado estratégias diferentes em relação aos criptoativos.
No momento da postagem deste artigo o vídeo tinha cerca de 3 milhões e 500 mil visualizações, com likes e comentários bloqueados.
Você pode ver o vídeo abaixo ou no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=P3rNCxe2lQs
https://www.youtube.com/watch?v=P3rNCxe2lQs