Queda do Bitcoin começa a afetar duramente lucros de mineração

Bitcoin precisa ficar acima de 7.400 dólares para que os mineradores tenham lucro

Siga no
Mineração de Bitcoin (BTC)
Mineração de Bitcoin (BTC)

A sequência de quedas que o Bitcoin enfrentou nos últimos dias causou verdadeiro pânico entre os investidores. Além disso, também trouxe alguns problemas para outras pessoas que trabalham com o criptomercado, como os mineradores de criptomoedas.

Como consequência da queda de mais de 50% do ativo digital, as companhias que usam computadores para mineração enfrentaram cortes drásticos em seus lucros.

De acordo com Chris Bendiksen, responsável pelo setor de pesquisa da plataforma digital CoinShares, a desvalorização da criptomoeda fez com que os mineradores entrassem no vermelho.

Além deste fato, o halving previsto para maio vai impulsionar ainda mais a perda de lucro dos mineradores. A soma desses dois fatores podem deixar a mineração de bitcoin em uma situação extremamente complicada.

O halving, que irá cortar automaticamente o valor de recompensa de novas moedas pela metade, é sempre bastante aguardado pela expectativa que traz de alta nos preços do Bitcoin.

Bitmain irá abrir IPO
Equipamentos de mineração

Este ano, no entanto, a situação não parece ser promissora, uma vez que analistas e investidores não estão confiantes de que a criptomoeda tenha valorização imediata, antes ou depois do evento.

Expectativas pouco promissoras

Para Rayan Watkins, pesquisador analista do criptomercado, o atual panorama do Bitcoin tem sido cada vez mais prejudicial para que ele tenha uma alta esperada após o halving.

De acordo com o analista, seria preciso que a criptomoeda alcançasse um preço em torno dos 7.400 dólares para que os mineradores pudessem ter lucro depois do halving. No entanto, pelo menos neste momento esta possibilidade é bastante incerta.

Normalmente, os mineradores vendem parte dos Bitcoin que recebem como recompensa para cobrir seus custos de operações. Desta forma, se a criptomoeda apresentar baixa durante este processo, é possível que seu preço seja ainda mais pressionado para baixo.

Pela lógica, profissionais com equipamentos de mineração mais avançados tendem a não ser tão afetados. Porém, pessoas que não contam com uma tecnologia mais desenvolvidas podem sofrer um impacto maior.

Somente nas últimas 24 horas, a taxa de hash do Bitcoin já caiu 20%, de forma que mineradores usando equipamentos como o Antminer S9 ou modelos anteriores terão prejuízo.

 

Isto só não ocorrerá se o custo para manter as máquinas funcionando for menor do que US $ 0,04  por quilowatt hora.

Outro problema constatado em meio a esta situação é a possibilidade destas pessoas encerrar suas operações. No caso disto acontecer, a segurança da rede network de Bitcoin tende a diminuir.

Um impacto que se estende

Não são apenas as companhias mineradoras de Bitcoin que estão sofrendo com o atual quadro econômico ao redor da criptomoeda.

Empresas como a Upstream Data, que produz equipamentos para servidores de mineração, e empresas de petróleo e gás e usam seu excesso de energia para minerar bitcoin também podem ser prejudicadas pela situação.

E assim como esta, várias outras companhias se encontram em uma situação parecida.

Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

CIO da Guggenheim diz que Bitcoin pode voltar aos $ 20 mil

O Bitcoin está em queda, caindo abaixo dos níveis de suporte na área dos US $ 33 mil, demonstrando que o bull run pode...

“Bitcoin nunca vai chegar a zero, e a Mt.Gox provou isso”, diz analista

Que acompanham a história do Bitcoin desde o começo conhece bem o caso da Mt.Gox, uma das primeiras e mais importantes corretoras e também...
Bitcoin e gráfico em queda de preços

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

“Bitcoin nunca vai chegar a zero, e a Mt.Gox provou isso”, diz analista

Que acompanham a história do Bitcoin desde o começo conhece bem o caso da Mt.Gox, uma das primeiras e mais importantes corretoras e também...

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

“Bitcoin não teve gasto duplo”, afirma especialista após polêmica

Uma das prováveis explicações para a queda do Bitcoin hoje é referente a uma suposta falha na rede. Andreas Antonopoulos mostrou que o Bitcoin...

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do...