Queda do Bitcoin começa a afetar duramente lucros de mineração

Bitcoin precisa ficar acima de 7.400 dólares para que os mineradores tenham lucro

Siga no
Mineração de Bitcoin (BTC)
Mineração de Bitcoin (BTC)

A sequência de quedas que o Bitcoin enfrentou nos últimos dias causou verdadeiro pânico entre os investidores. Além disso, também trouxe alguns problemas para outras pessoas que trabalham com o criptomercado, como os mineradores de criptomoedas.

Como consequência da queda de mais de 50% do ativo digital, as companhias que usam computadores para mineração enfrentaram cortes drásticos em seus lucros.

De acordo com Chris Bendiksen, responsável pelo setor de pesquisa da plataforma digital CoinShares, a desvalorização da criptomoeda fez com que os mineradores entrassem no vermelho.

Além deste fato, o halving previsto para maio vai impulsionar ainda mais a perda de lucro dos mineradores. A soma desses dois fatores podem deixar a mineração de bitcoin em uma situação extremamente complicada.

O halving, que irá cortar automaticamente o valor de recompensa de novas moedas pela metade, é sempre bastante aguardado pela expectativa que traz de alta nos preços do Bitcoin.

Bitmain irá abrir IPO
Equipamentos de mineração

Este ano, no entanto, a situação não parece ser promissora, uma vez que analistas e investidores não estão confiantes de que a criptomoeda tenha valorização imediata, antes ou depois do evento.

Expectativas pouco promissoras

Para Rayan Watkins, pesquisador analista do criptomercado, o atual panorama do Bitcoin tem sido cada vez mais prejudicial para que ele tenha uma alta esperada após o halving.

De acordo com o analista, seria preciso que a criptomoeda alcançasse um preço em torno dos 7.400 dólares para que os mineradores pudessem ter lucro depois do halving. No entanto, pelo menos neste momento esta possibilidade é bastante incerta.

Normalmente, os mineradores vendem parte dos Bitcoin que recebem como recompensa para cobrir seus custos de operações. Desta forma, se a criptomoeda apresentar baixa durante este processo, é possível que seu preço seja ainda mais pressionado para baixo.

Pela lógica, profissionais com equipamentos de mineração mais avançados tendem a não ser tão afetados. Porém, pessoas que não contam com uma tecnologia mais desenvolvidas podem sofrer um impacto maior.

Somente nas últimas 24 horas, a taxa de hash do Bitcoin já caiu 20%, de forma que mineradores usando equipamentos como o Antminer S9 ou modelos anteriores terão prejuízo.

 

Isto só não ocorrerá se o custo para manter as máquinas funcionando for menor do que US $ 0,04  por quilowatt hora.

Outro problema constatado em meio a esta situação é a possibilidade destas pessoas encerrar suas operações. No caso disto acontecer, a segurança da rede network de Bitcoin tende a diminuir.

Um impacto que se estende

Não são apenas as companhias mineradoras de Bitcoin que estão sofrendo com o atual quadro econômico ao redor da criptomoeda.

Empresas como a Upstream Data, que produz equipamentos para servidores de mineração, e empresas de petróleo e gás e usam seu excesso de energia para minerar bitcoin também podem ser prejudicadas pela situação.

E assim como esta, várias outras companhias se encontram em uma situação parecida.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".
Homem segurando criptomoedas em mão

Secretários de Macaé são acusados de enriquecimento ilícito e investimentos “elevados” em criptomoedas

Alguns secretários municipais de Macaé foram acusados em redes sociais de obter enriquecimento ilícito e negociar criptomoedas, obtendo para si vantagens indevidas. A negociação de...
Homem jogando dinheiro para cima bilionários do Bitcoin

Usuário compra bitcoin por 11 mil dólares durante flash crash da Binance

Durante uma queda repentina nos preços de várias moedas na Binance americana, onde o Bitcoin chegou a ser negociado por 8.200 dólares por menos...

Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

OÉ importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias