Em meio a queda do Bitcoin, novatos vendem em pânico, veteranos compram

Ao contrário dos novatos que decidiram abrir mão de suas moedas, os detentores de longo prazo começaram a comprar na queda.

Siga no
Novatos vende, veteranos compra. Imagem: Glassnode
Novatos vende, veteranos compra. Imagem: Glassnode

De acordo com a Glassnode, a mais recente queda no preço do Bitcoin foi acompanhada por uma venda em pânico de novos investidores que entraram na indústria durante a última alta.

Segundo a empresa, enquanto os novatos vendiam suas participações em Bitcoin, os investidores veteranos aproveitaram a queda para acumular mais moedas a um preço mais baixo.

“Os novos participantes do mercado venderam em pânico e tiveram perdas significativas …”, disse a empresa de análise de dados na segunda-feira (18). “Esta é a segunda grande queda abaixo de 1,0 no índice STH-SOPR durante a correção, sugerindo pânico generalizado nas vendas.”

STH-SOPR significa “short-term holder SOPR” ou moedas compradas há menos de 155 dias, representando investidores que compraram Bitcoin durante a atual alta do mercado. Valores abaixo de 1,0 indicam que essas moedas foram vendidas com prejuízo.

Vendas em pânico. 2017 vs 2021. Imagem: Glassnode
Vendas em pânico. 2017 vs 2021. Imagem: Glassnode

Esta é a segunda grande queda abaixo de 1,0 no índice STH-SOPR durante esta correção, sugerindo pânico generalizado na venda por novos detentores.
Esta é a segunda grande queda abaixo de 1,0 no índice STH-SOPR durante esta correção, sugerindo pânico generalizado na venda por novos detentores.

Bitcoin cai, novatos vendem

A queda de preço da moeda digital foi desencadeada principalmente por tweets do CEO da Tesla, Elon Musk, que primeiro declarou que a montadora de veículos elétricos não vai mais aceitar a moeda digital como pagamento, em seguida ele sugeriu que iria vender todos os bitcoins que ainda tem e mais tarde criticou a criptomoeda chamando-a de “super centralizada”.

Tudo isso fez o ativo digital cair mais de 20%, dai o pânico dos investidores novatos que passaram a vender seus bitcoins com medo de mais quedas.

Os tweets do bilionário também variam de críticas sobre o consumo de energia do Bitcoin a alegações de que a criptomoeda piada Dogecoin é uma alternativa melhor. Infelizmente, isso gerou pânico generalizado no mercado, mas para os veteranos foi só mais um dia normal.

Queda do Bitcoin Maio 2021. Imagem: Glassnode
Queda do Bitcoin Maio 2021. Imagem: Glassnode

Veteranos compram na queda

Ao contrário dos novatos que decidiram abrir mão de suas moedas, os detentores de longo prazo começaram a comprar na queda.

A Glassnode se baseou no número de endereços de acumulação que aumentou 1,1%, passando de 530 mil para 536 mil.

O número de endereços nos quais o saldo em Bitcoin aumentou continua crescendo. Ao mesmo tempo, o número de endereços com saldo diferente de zero caiu cerca de 2,8%, o que significa que os detentores de longo prazo compraram mais bitcoins durante a última queda de preços.

“Em oposição quase perfeita ao pânico de vendas dos novatos, os detentores de longo prazo parecem estar comprando na queda e acumulando moedas mais baratas”, acrescentou a empresa. “Embora a contagem de endereços diferentes de zero tenha caído durante essa correção, o número de endereços que estão acumulando aumentou 1,1% desde a queda recente. Os endereços de acumulação são definidos como aqueles que têm pelo menos duas transações de entrada, mas nunca gastaram nenhuma moeda.”

“No geral, o mercado de Bitcoin está em uma correção historicamente significativa”, escreveu a Glassnode em sua conclusão.

“Há fortes sinais de que os detentores de curto prazo estão liderando com vendas em pânico, no entanto, os detentores de longo prazo estão entrando em cena para comprar na queda e a confiança está praticamente inabalada. A narrativa do consumo de energia PoW tem nuances para dizer o mínimo, e o que se segue será um teste para toda a convicção do mercado de Bitcoin.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias