Tesla vai vender bitcoins que ainda tem, Musk diz que moeda é centralizada

Ninguém sabe dizer ao certo por que Elon Musk virou um hater do Bitcoin.

Siga no
Elon Musk. Imagem: Pixabay
Elon Musk. Imagem: Pixabay

Elon Musk mudou repentinamente de um grande apoiador do Bitcoin para um grande hater. Recentemente o bilionário pegou o mundo de surpresa ao anunciar que não vai mais aceitar a criptomoeda como pagamento na Tesla devido a preocupações ambientais.

Apesar de dizer que a Tesla não vendeu suas posses em Bitcoin e afirmar que não faria isso, Musk sugeriu em um tuíte na tarde deste domingo (16) que deve vender sim as posses de Bitcoin da Tesla.

Por algum motivo, ainda desconhecido, Musk tem discutido com fãs do ativo digital na rede social e, ao que parece, o bilionário está tomando raiva da comunidade que apoia o Bitcoin.

Fãs do Bitcoin vão se esbofetear

Um perfil famoso conhecido como MR. Whale publicou uma mensagem dizendo que os fãs da criptomoeda vão se “esbofetear” no próximo trimestre quando descobrirem que a Tesla se desfez do restante dos bitcoins que ainda tem.

Assim como sempre faz, Musk poderia muito bem responder dizendo que não irá vender e aproveitar para defender a moeda digital, no entanto, desta vez, o CEO da Tesla disse que de fato isso acontecerá.

Musk, de fã a hater

Ninguém sabe dizer ao certo por que Elon Musk virou um hater do Bitcoin. Antes de atacar o ativo digital e até mesmo dizer que Dogecoin – a moeda feita como uma piada – vai superar o Bitcoin, ele defendia o ativo pelos mesmos motivos que hoje critica.

O magnata mudou de postura após participar do programa Saturday Night Live e ver sua moeda preferida cair cerca de 30%.

Na ocasião, muitos fãs do Bitcoin atacaram o bilionário por ele estar promovendo uma “shitcoin”. Ele foi ridicularizado pela sua participação e viu vários maximalistas da moeda digital dizerem que “a brincadeira de Musk acabou, agora vamos voltar para o Bitcoin”.

Alguns sugerem que Musk pode ter se irritado com isso e levado as coisas para o lado pessoal.

Musk, agora visto como bipolar, deixou de ser o queridinho da comunidade de criptomoedas – pelo menos da comunidade do Bitcoin – e agora é classificado por alguns como um manipulador egoísta e vigarista.

Ele realmente está focado em melhorar a criptomoeda Dogecoin e até mesmo revelou que começou a trabalhar com desenvolvedores da moeda meme.

Musk, de novo?

Musk poderia ser esquecido e apenas ser colocado em uma lista de críticos do Bitcoin, mas ele é responsável direto pela alta da moeda digital nos últimos meses e é impossível não ficar de olho no que ele vai dizer.

Uma simples tuítada do bilionário fez o preço do ativo cair cerca de 15% na quinta-feira passada. Quando a Tesla anunciou ter comprado Bitcoin a moeda digital valorizou cerca de 30% em uma semana.

Musk, portanto, apesar de ser agora um hater do Bitcoin que ninguém aguenta mais ouvir, deve ser observado porque ele tem influencia para mover o preço da moeda digital em grandes proporções.

Bitcoin é centralizado

Musk não só sugeriu que vai vender a moeda digital como também demonstrou que não entende como o Bitcoin funciona.

Na sequencia de tuítes criticando a moeda digital, o magnata disse que o Bitcoin é altamente centralizado. Para defender seu argumento, ele citou o caso recente de um acidente em uma mineradora chinesa que fez o ativo digital perder 35% de hashrate.

“O Bitcoin é, na verdade, altamente centralizado, com a super maioria controlada por um punhado de grandes empresas de mineração (também conhecidas como hash). Uma única mina de carvão em Xinjiang inundou, quase matando mineradores, e a taxa de hash do Bitcoin caiu 35%. Parece “descentralizado” para você?” – Disse Musk à um seguidor.

O bilionário deixou claro que não entende o Bitcoin, mas a moeda digital funcionou exatamente como foi feita para funcionar. Uma semana após o evento a rede se ajustou e a criptomoeda voltou ao normal.

É possível perceber, portanto, que Musk não leu a documentação do Bitcoin e investiu no ativo sem entender como ele funciona de fato.

Elon Musk quer abandonar Bitcoin e investir em Dogecoin por causa dos ‘haters’

Musk também demonstrou estar muito irritado com a comunidade de Bitcoin.

Respondendo ao apresentador do podcast “What Bitcoin Did”, que acredita que o apoio do bilionário a Dogecoin é apenas uma “trolagem”, Musk disse que esse tipo de postagem “detestável” é o que faz ele querer apostar tudo na criptomoeda meme.

“Postagens detestáveis como esta me fazem querer apostar tudo em Dogecoin.”, disse Musk.

Bitcoin em queda

Assim como o anúncio da Tesla de comprar Bitcoin fez o ativo valorizar, os recentes tuítes de Elon Musk sugerindo que vai vender os bitcoins causaram um efeito negativo no mercado.

Nas últimas 24 horas a moeda digital caiu quase 8%, chegando a ser negociada abaixo do importante suporte de US $ 44.000.

No Brasil a moeda digital também opera em queda e é negociada por cerca de 235 mil reais.

Bitcoin em queda após Elon Musk sugerir que Tesla vai vender bitcoins. Imagem: CoinMarketCap
Bitcoin em queda após Elon Musk sugerir que Tesla vai vender bitcoins. Imagem: CoinMarketCap

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias