A R3, uma das maiores empresas focadas em soluções de blockchains privadas, chamadas de DLT (Distributed Ledger Technology), agora está entrando no setor de DeFi através da criação de uma rede e também de um token nativo.
Já a sua concorrente, a Ripple, também parece ter deixado os bancos de lado por um tempo. Hoje a empresa lançou um fundo bilionário para impulsionar sua entrada no setor de tokens.
As soluções de ambas estão focadas em resolver problemas de escalabilidade enquanto o Ethereum continua lento e caro, deixando espaço para outras blockchains crescerem.
R3 Obscuro
Após a criação das plataformas Corda e Conclave, focadas em privacidade, escalabilidade e segurança para empresas, a R3 está expandindo seus negócios com a criação de uma solução de segunda camada, chamada Obscuro, no Ethereum.
O propósito da Obscuro, anunciado na CordaCon deste ano, é entrar no mercado das finanças descentralizadas (DeFi), sendo um avanço em relação a seus projetos anteriores já que a Obscuro se trata de uma rede permissionless, ou seja, não depende de permissão para ser usada.
Hoje a R3 possui parcerias com grandes nomes de diferentes setores como tecnologia, financeiro e de sistemas. Dentre eles, Intel, Microsoft, Allianz, Nasdaq, Credit Suisse, Mastercard e Ericsson.
Além disso, a R3 também está envolvida com governos, inclusive o brasileiro, na criação de CBDCs (moedas digitais de bancos centrais), podendo ter grande importância no setor financeiro mundial caso suas soluções sejam adotadas pelos países.
Desta forma, a R3 parece estar querendo participar dos dois mundo para, quem sabe, uni-los no futuro. Segundo a empresa, a Obscuro ainda está em fase inicial e um whitepaper será lançado em alguns meses, o produto estará pronto só em 2022.
Ripple, a concorrente
Uma de suas maiores concorrentes no setor de soluções descentralizadas para bancos parece ter acompanhado a CordaCon e o anúncio da Obscuro. A Ripple lançou hoje um fundo de 250 milhões de dólares, cerca de 1,35 bilhão de reais, para estimular a criação de projetos na XRP Ledger.
“O futuro será tokenizado”
Embora o foco desta ação da Ripple seja o setor de NFTs, e não de DeFi como a R3, este é um ótimo exemplo de que as empresas estão tentando acompanhar a inovação e casos de uso da blockchain, embora já tenham perdido seu início.
Enquanto os governos não fecham acordos com estas empresas, podendo transformá-las em unicórnios, elas parecem estar buscando entregar soluções para colher frutos rápidos. Isso representa ainda mais concorrência para o Ethereum, que se arrasta para escalar a sua rede.