Ransomware ataca Câmara Municipal e pede resgate em Bitcoin

Em nota, a Câmara Municipal afirmou que não irá pagar o resgate em Bitcoin pedido pelo ransomware. Um backup recente foi utilizado e demais informações serão buscadas em portais da transparência.

Siga no
Nova Guarita Câmara Municipal
Nova Guarita Câmara Municipal

Mais uma Câmara Municipal no Brasil foi atacada por um ransomware, crime que normalmente pede Bitcoin ou outra criptomoeda como resgate. Considerado uma forma de extorsão digital, o crime tem acometido vários órgãos públicos no país.

De fato, é complicado para as autoridades que não se previnem com segurança digital escapar de um ransomware. Ao infectar um computador, todos os dados passam a ser protegidos por uma criptografia, ou seja, proíbe o acesso aos dados de um computador.

De acordo com informações, a Câmara Municipal de Nova Guarita, no estado do Mato Grosso, foi a escolhida. Cabe o destaque que o Brasil é um dos países alvos de grupos hackers latino-americanos, que enxergam, no país, grandes oportunidades para cometer tais crimes.

Comunicado no site da Câmara
Comunicado no site da Câmara

Ransomware ataca Câmara Municipal de Vereadores e bloqueia acesso a servidor, resgate em Bitcoin foi pedido

Segundo informações compartilhadas pela Câmara Municipal de Nova Guarita, na última segunda (11) o acesso ao servidor central foi paralisado. Ao detectar o problema, foi percebido que cibercriminosos haviam invadido o servidor principal.

Os dados administrativos, financeiros e contábeis foram bloqueados por criptografia, típico de um golpe ransomware. O resgate em Bitcoin foi pedido em dólar, no valor de U$ 2 mil, ou cerca de R$ 12 mil hoje.

Nova Guarita é uma cidade pequena
Nova Guarita é uma cidade pequena

Uma mensagem no servidor principal foi vista, de acordo com servidores, contendo a informação que os dados não existem mais. A presidente da Câmara Municipal de Nova Guarita registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar.

Além disso, prestou depoimento na delegacia da Polícia Civil do município vizinho, Terra Nova do Norte. O depoimento foi encaminhado para a capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá, onde há uma delegacia especializada em crimes cibernéticos.

se trata de crime de extorsão, sendo que a Câmara Municipal recebeu e-mail com orientações de pagamento para resgate do Banco de dados. O valor pedido pelos criminosos é de $2 mil dólares o que equivale a quase 12 mil reais, a serem pagos em moeda virtual conhecida como Bitcoins, o que dificulta a identificação dos autores do crime.

Busca por soluções tem sido feitas por presidente da Câmara e funcionários

O Livecoins entrou em contato com a Câmara Municipal de Nova Guarita e falou com uma servidora do local. Em nota, a Câmara Municipal afirmou que não irá pagar o resgate em Bitcoin pedido pelo ransomware.

Um backup recente foi utilizado e demais informações serão buscadas em portais da transparência. Ou seja, apesar do ataque de extorsão digital ter sido ruim, paralisando os serviços da Câmara, já foi traçado um plano de ação e aos poucos o serviço está sendo normalizado.

“Afetou muito, parou tudo. Mas nós tínhamos um backup recente e não tínhamos condições de pagar pelo resgate, somos um município pequeno, com menos de 5 mil habitantes e nunca pensamos que íamos passar por isso, fomos pegos de surpresa”, afirmou servidora do local ao Livecoins

A servidora que falou com a reportagem declarou que mais investimentos em segurança serão feitos, para casos como esse não voltar a acontecer mais no local. Por fim, declarou que não tinham conhecimento desse tipo de ataque e “que é importante que, mesmo cidades pequenas, se invistam mais em segurança cibernética, pois os prejuízos de valor e tempo são grandes“.

Segurança e Vulnerabilidades Blockchain
Segurança e Vulnerabilidade

Escritório de advogados da Madonna, Lady Gaga e Elton John também foi atacado por ransomware

Apesar de no Brasil os casos estarem aumentando, a quantidade de ataques com ransomware tem crescido no mundo todo. Em 2019, a prática já havia causado enormes prejuízos, tendência que continua em 2020.

Nos últimos, por exemplo, ganhou notoriedade o caso do escritório de advogados Grubman Shire Meiselas & Sacks. Representante de grandes artistas, como Madonna, Lady Gaga, Drake e até Elton John, o escritório foi alvo de um ransomware.

Neste caso, divulgado pela BBC, os hackers pedem um pagamento pela não divulgação dos dados. O escritório de advogados já estão cientes que recuperar as informações dos hackers é difícil, afirmando que contrataram especialistas para trabalhar 24 horas em cima deste ataque.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Governo da Ucrânia ensina bitcoin para população

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia criou uma campanha para ensinar  bitcoin, blockchain e criptomoedas para a população. Os vídeos foram desenvolvidos em...

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...
BCHA-51-attack

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

Últimas notícias

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

30 bilionários possuem bitcoin, mas não falam sobre isso, revela milionário do Twitter

O multimilionário filantrópico Bill Pulte, apelidado de "Bitcoin Bill" após sua entrada no mercado de bitcoin em dezembro de 2019, afirmou em uma live...