Ransomware faz cidade americana declarar estado de emergência

Cidade de New Orleans é a mais nova vítima do Ransoware que pede Bitcoin "Ryuk"

Siga no
Ryuk pede Bitcoin
Ryuk pedindo Bitcoin

Um ataque de Ransomware forçou a cidade de New Orleans a desligar todos os computadores e declarar estado de emergência.

De acordo com o Tech Crunch o ataque cibernético começou na sexta feira passada (13).

Em uma entrevista coletiva realizada pelo prefeito da cidade, LaToya Cantrell, foi confirmado que a cidade foi atingida pelo Ransomware Ryuk.

As autoridades identificaram atividades suspeitas no inicio da manhã de sexta, então o ataque ransoware em andamento foi identificado na parte da tarde, isso forçou as autoridades a desligarem todos os sistemas.

Ransoware é um tipo de vírus que sequestra os dados de computadores, criptografando e exigindo resgate em bitcoin para liberar os arquivos.

Diversas empresas e órgãos do governo estão enfrentando esse tipo de praga virtual. Em alguns casos, sistemas ficam fora do ar por meses.

As autoridades de New Orleans confirmaram o ataque por meio do twitter. Os serviços da cidade aindam funcionam, pois as autoridades estavam preparadas para esse tipo de ataque.

De acordo com o TNW, o departamento de bombeiros e os correios da cidade estão funcionando normalmente. Outros edifícios, no entanto, estão temporariamente sem sistema e utilizando procedimentos manuais.

Ransomware Ryuk foi usado no ataque

O prefeito da cidade disse por meio do twitter que vários órgãos do governo foram impactados pelo ataque.

Uma empresa externa confirmou que a cidade estava sob ataque e as autoridades pediram apoio federal e estadual para realizar investigações forenses.

Em resposta ao ataque a prefeitura pediu a todos funcionários para desligar e desconectar os computadores do sistema de endereços públicos da prefeitura.

Os servidores da cidade também foram desligados.

De acordo com o site BleepingComputer, um dia após o início do ataque alguém com endereço de IP nos EUA enviou arquivos ​​suspeitos para verificação no site VirusTotal.

O despejo de memória encontrado por um analista contém inúmeras referências à cidade de Nova Orleans, incluindo nomes de domínio, DNS, endereços IP de internos, nomes de usuário, compartilhamentos de arquivos e referências ao Ryuk.

As sequências do Ransomware Ryuk incluídas no dump usavam o marcador de arquivo .HERMES, os nomes de arquivos que terminam com a extensão .ryk e as referências às informações de resgate do RyukReadMe.html também foram criadas.

Com essas informações o site BleepingComputer conseguiu confirmar que o ataque é realmente do Ransomware Ryuk.

O ransoware Ryuk tem feito vítimas em todo mundo. A prefeitura da cidade de New Orleans está lidando com a situação, voltando backups e fechando brechas de segurança.

Mesmo assim, a praga virtual já conseguiu deixar prejuízos, forçando as autoridades a desligarem computadores e logo, interrompendo serviços.

Ransowares estão cada vez mais perigosos e parando serviços cada vez mais críticos.

Se um estado pode pegar um ransowares, imagine usuários comuns? É bom reforçar a segurança.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Polícia descobre mineração ilegal de Bitcoin dentro do próprio quartel

A polícia de diversos países continua de olho nas atividades ilegais de mineração que utilizam energia roubada para obter lucros com criptomoedas. Um caso...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Ethereum será atualizado no dia 4 de agosto e se tornará deflácionário

Nos últimos dias os participantes de grupos de criptomoedas têm perguntado se a atualização de uma certa criptomoeda fará a alta do Bitcoin ser...
Mão segurando Bitcoin e bandeira da Malásia

“Clientes da Binance devem sacar fundos imediatamente”, diz CVM da Malásia

A CVM da Malásia afirma que os investidores de criptomoedas devem sacar seus fundos imediatamente da Binance, que receberá medidas coercitivas em breve. A nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias