De 2017 até agora o Bitcoin passou por um de seus períodos mais interessantes, tendo grandes desenvolvimentos de preço e de estabilidade dentro do mercado, mostrando que está aqui para ficar. Nesse período, muitos que criticavam a moeda digital passaram a mudar de ideia e enxergar a moeda pelo que ela realmente é. Um dos antigos críticos da criptomoeda que está aos poucos se tornando um defensor é Ray Dalio, que afirmou que o “bitcoin é uma “baita invenção.”
Não apenas isso, mas ele também comparou o ativo como uma reserva de valor similar ao ouro e pode estar considerando as criptomoedas como uma proteção contra a inflação da moeda fiduciária.
Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, escreveu uma nota para os clientes de sua companhia falando sobre diferentes tipos de investimento e com certo foco na maior criptomoeda do mundo. A nota foi compartilhada com a Bloomberg, que teve a autorização para divulgá-la.
Dalio disse que o Bitcoin é uma grande realização por ter conseguido alcançar o objetivo de se tornar um novo sistema de dinheiro através de um código, além é claro de ter ganhado muita popularidade nos últimos anos.
“Ter inventado um novo tipo de dinheiro através de um sistema que é programado em um computador e que tem funcionado por cerca de 10 anos e está rapidamente se popularizando, tanto como dinheiro quanto uma reserva de valor, é uma realização impressionante.”
Outro ponto importante da nota é quando ele compara o Bitcoin a uma reserva de valor como o Bitcoin, algo que estamos precisando atualmente.
“Não existem muitos altivos alternativos como o ouro em um tempo que a necessidade deles está aumentando.”, escreveu Dalio.
A posição de Dalio não é completamente positiva, claro, afinal ele reconhece totalmente os riscos do Bitcoin, alertando que apesar de considerar o ativo com “capacidade de abalar o sistema financeiro tradicional” e “deixar os investidores ricos”, o futuro do Bitcoin é incerto.
“O Bitcoin é uma opção de longa duração em um futuro altamente desconhecido”, disse Dalio ao afirmar que investir na moeda é reconhecer o potencial de perder até 80% do seu investimento.
Apesar de ser uma posição relativamente morna, a posição de Dalio é uma ótima régua para determinar como o mercado vem mudando em relação ao ativo digital. No ano passado outro peso pesado do setor de fundos garantidores passou a apostar na moeda. Paul Tudor não apenas defendeu o Bitcoin como comprou uma grande quantidade da moeda.
Com cada vez mais grandes nomes se animando para a ideia do Bitcoin, maior pode ser a demanda para o ativo digital e consequentemente maior pode ser o seu preço no futuro. No entanto, como o próprio Dalio afirmou, o futuro é altamente incerto.