Ray Dalio diz que o colapso do Dólar começou: “ordem mundial em transformação”

Investidor lendário alerta que o mundo está a beira de várias guerras

Ray Dalio ligou o alarme para uma nova transformação na ordem mundial ao divulgar novas mensagens públicas na quarta-feira (21), por meio de sua rede social X, em uma conversa durante o Fórum Econômico em Davos 2026.

De acordo com o fundador da Bridgewater Associates e lendário investidor, inclusive de bitcoin, o colapso das moedas fiduciárias é o novo problema.

Quando digo que a ordem monetária está se desintegrando, quero dizer que as moedas fiduciárias e a dívida como reserva de valor não estão sendo mantidas pelos bancos centrais da mesma forma que eram no passado recente“, explicou o empresário.

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

E uma das principais teorias de Dalio envolve o fim dos grandes ciclos, ou dos impérios. Assim, ele indica que o poder dos EUA no mundo, com o Dólar e sua dívida pública, está caindo drasticamente. “Essa realidade é impulsionada, em grande parte, pelas mesmas forças que impulsionam o Grande Ciclo“, seguiu explicando.

Hoje, sabemos que tanto os detentores de dívida denominada em dólares americanos (outros países) quanto aqueles que precisam dela (os EUA) estão preocupados uns com os outros por razões geopolíticas“, disse Dalio. “Isso se torna um grande problema quando você está produzindo muita dívida — o que os EUA continuam a fazer“, concluiu.

Com o mundo em um cenário de constante tensão entre países, comprar dívida dos EUA pode representar um risco gigantesco de ter bens congelados ou sofrer sanções econômicas. Assim, o Dólar pode estar entrando em uma “espiral da morte”, indica a visão do lendário investidor.

“Estamos a beira de guerras”, indicou Ray Dalio em post recente

Antes de Davos, Ray Dalio publicou na segunda-feira (19) que o mundo está a beira de guerras com as mudanças nas ordens atuais.

Em sua opinião, a ordem monetária, política interna e geopolítica internacional já entraram em colapso. Na prática, ele indicou que o Dólar já começou a colapsar, e que o Grande Ciclo dos EUA se aproxima do fim.

Está acontecendo agora. A ordem monetária fiduciária vigente, a ordem política interna e a ordem geopolítica internacional estão todas em colapso, e estamos à beira de guerras. Tudo isso está acontecendo por causa do Grande Ciclo, impulsionado pelas cinco grandes forças que descrevi repetidamente e detalhei em meu livro e no vídeo vinculado intitulado “Princípios para Lidar com a Ordem Mundial em Transformação”.”, ligou o alerta.

Ray Dalio diz que mundo está a beira de guerras e mudanças na ordem mundial
Ray Dalio diz que mundo está a beira de guerras e mudanças na ordem mundial (X).

O vídeo original e completo publicado por Dalio sobre a sua visão do Grande Ciclo segue disponível em versão de 5 minutos no YouTube.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

👉Entre no nosso grupo do WhatsApp ou Telegram| Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Bruno Costa
Bruno Costahttps://bruno-costa.com
Bruno Costa ingressou no jornalismo cripto quando o DeFi ainda era um experimento de nicho e, desde então, tornou-se uma das principais vozes brasileiras na cobertura de finanças descentralizadas e ativos digitais. Atualmente atua como Senior Content Manager na Starkware.co, uma empresa de PR e marketing focada em DeFi, NFTs e crescimento de comunidades Web3. Seu trabalho frequentemente explora como as economias de tokens podem impulsionar a inclusão financeira no país, conectando a adoção de blockchain à realidade local. Ele é Certified Bitcoin Professional (CBP), credenciado pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4). Graduado em Jornalismo pela Universidade Europeia, Bruno aprofundou sua expertise com formações como o curso DAO Fundamentals (EDU Trainings) e o Web3 Solidity Bootcamp (Metana). Sua cobertura inclui adoção de DeFi em mercados emergentes, cultura NFT na América Latina e análises de UX em aplicações descentralizadas. Entre suas principais competências estão reportagem investigativa, análise do mercado cripto, construção de narrativa e estratégia de conteúdo. No Brasil, o público o conhece por portais como Cointimes.com.br, onde é colaborador regular, além de suas reportagens investigativas que revelaram golpes no setor DeFi. Uma de suas séries chegou a contribuir para alertas regulatórios e maior fiscalização por parte da CVM. Seu guia sobre stablecoins alcançou mais de 50 mil leitores e foi referenciado por três grupos acadêmicos de pesquisa, enquanto sua consultoria para uma carteira DeFi ajudou a redesenhar o conteúdo de onboarding e atraiu mais de 10 mil novos usuários. Bruno já foi citado pelo Valor Econômico, fez coberturas presenciais na São Paulo NFT Expo e no Rio Blockchain Meetup, e participou de grandes eventos como a SP Tech Week e a Blockchain Conference Brasil, onde discutiu temas sobre regulação do DeFi, UX e inovação. Curioso e criativo, com um forte foco em conectar tecnologia e cultura, ele costuma lembrar colegas e leitores de que “Journalism should empower readers with clarity in a world full of crypto hype and misinformation.” Disclaimer: Todo o conteúdo aqui apresentado diz respeito a temas de criptomoedas, blockchain e Web3 e possui caráter exclusivamente informativo e educacional. Não constitui aconselhamento financeiro, de investimento ou jurídico. As análises refletem a experiência e a pesquisa pessoal do autor. O nome do autor é utilizado como pseudônimo. Sempre faça sua própria pesquisa (DYOR) antes de tomar decisões no ecossistema cripto.

Últimas notícias